terça-feira, 12 de maio de 2009

Salada do mar


Juntar a semilha cozida à salada é uma excelente opção. Aconselho a cozer as semilhas com casca e só depois descascá-las. Desta forma, ficam mais saborosas e mais fáceis de cortar. Esta é uma sugestão rica em hidratos de carbono, vitaminas e proteínas. Dá para quatro doses e pode ser guardada por 48 horas no frigorífico.

Ingredientes:

1/2 kg de semilhas
1 molho de espargos verdes
1 couve-flor
3 cenouras
100 g de delícias do mar
2 ovos cozidos
3 c. (sopa) de maionese light
50 ml de leite de soja (facultativo)
sal q.b.

Lave as semilhas e coza-as com a casca em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra e deixe arrefecer, pele-as e reserve. Arranje os espargos, corte a couve-flor em raminhos e a cenoura às rodelas. Coza tudo em água temperada com sal. Corte as delícias do mar em rodelas. Descasque e pique os ovos. Coloque todos os ingredientes numa saladeira. Misture bem a maionese no leite de soja e regue a salada e sirva.

Sugestão: Pode substituir as delícias pela mesma quantidade de oamarão cozido.

Bom apetite!

Salada de camarão


Para uma refeição leve e equilibrada, deve combinar os mais diversos ingredientes, obtendo pratos vitaminados. Rico em proteínas e minerais, o camarão pode ser adquirido na Madeira a preços mais em conta e durante todo o ano. Opte por comprar o camarão já cozido, pronto a confeccionar os seus pratos.

Ingredientes:
200 g de camarão 20/30
100 g de toucinho
100 g de maionese light
100 g de queijo parmesão fresco
100 g de queijo parmesão ralado
500 g de variedade de alface
30 g de anchovas
50 g de pão tostado em cubos

Num tacho salteie o toucinho até ficar dourado, junte o camarão e deixe alourar um pouco. Lave, escorra e corte as folhas de alfaces. Numa saladeira junte e envolva a alface com a maionese light, as anchovas picadas e o queijo ralado. Sirva, colocando no prato as alfaces já marinadas e cubra com o camarão, o toucinho, os cubos de pão tostado e decore com o queijo grosseiramente ralado.

Bom apetite!

Salada de frango e mango


A partir de hoje, vou apresentar as minhas saladas, saudáveis e leves, para estar em forma no próximo Verão. A gastronomia madeirense completa-se com as saladas, a maioria das quais com toque regional, sobretudo pela a adição das nossas frutas da época e com ingredientes de produção madeirense. A sugestão de hoje é de fácil confecção, dá para quatro doses e pode ser conservada no frigorifíco até 48 horas.

Ingredientes:

Dois peitos de frango
1 mango
8 folhas de alface
2 tomates maduros
4 rabanetes
1 c. (sopa) de molho de soja
1 laranja
3 c. (sopa) maionese light
2 c. (sopa) de ketchup
sal q.b.

Começe por temperar os bifes de frango com o molho de soja, sumo da laranja e sal. Grelhe a carne na chapa de ambos os lados e reserve. Descasque a manga e corte em lâminas. Lave, escorra e corte em padaços as folhas de alface. Corte o tomate em gomos e lamine os rabanetes. Corte os peitos de frango em tiras finas e envolva com os restantes ingredientes da salada. À parte, misture a maionese com o ketchup e regue a salada no momento de servir.

Sugestão: Se preferir pode preparar um molho tártaro, juntando 3 dl de maionese light com uma colher de sopa de alcaparras e uma colher de sopa de salsa fresca bem picadas.

Bom apetite!