sexta-feira, 5 de junho de 2009

Capelas de São João




"Malassadas no Entrudo
Capelas no São João
Bolo doce na Festa
Bolo do caco no Verão"

Entusiasta pelas tradições festivas do Porto Santo, Luís Rodrigues, lamenta que se esteja a adulterar a confecção das principais iguarias da ilha, nomeadamente das Capelas de São João, espécie de bolo redondo sobreposto por outro mais pequeno. «As pessoas mais pobres ou remediadas, preparavam o trigo da terra e faziam a amassadura do pão caseiro. Hoje, temos pão "tipo" caseiro, porque para ser original tinha de dar as voltas que o linho dá, ou seja, ser nascido, crescido, amadurecido, escolhido e moído, para se considerar caseiro». Mais. «Não chamem barrete ao chapéu», ironiza, referindo-se à adulteração das "capelas". Para que tal não aconteça, ou pelo menos, evitar que aconteça, fui buscar a receita tradicional das "Capelas de São João".

Nota: A foto é de bolo do caco.

Ingredientes

1 kg de farinha
5 ovos
125 g de manteiga
100 g de açúcar
Raspa de limao
100 g de fermento do padeiro
Leite q.b.

Deite os ingredientes todos e amassar bem. Depois faça bolas individuais com a massa e deixe levedar. Quando estas estiverem levedas, bata um ovo e pincele cada bola, repenicando com uma tesoura toda a superfície, e colocando por cima uma bola mais pequena. De seguida coloque no forno até cozer.

Bom apetite!

Festas de São João no Porto Santo


As festas do concelho do Porto Santo coincidem com as festividades alusivas ao São João e decorrem entre 19 e 24 deste mês. As festas são o grande cartaz turístico que levam à ilha milhares de pessoas.
O evento mobiliza grande parte da população do Porto Santo, principalmente nas marchas que terão lugar na noite de 23 de Junho, em que os grupos da Camacha, Cidade, Campo de Cima e Campo de Baixo vão desfilar no centro da localidade.
Ao nível de programa musical a oferta é diversificada abrangendo vários públicos. Logo no primeiro dia da festa, a 19 de Junho, os ABBA Gold vão animar a Praça do Barqueiro a partir da meia-noite. No dia seguinte, sábado, a banda portuguesa GNR vai recordar os seus grandes êxitos. Vindos dos Açores os Banda.com actuam na noite de domingo e na segunda-feira será a vez de Ana Malhoa.
A 23 de Junho, estão agendadas as marchas, a actuação do duo Lucas e Mateus e ainda um espectáculo pirotécnico. No dia seguinte, o dia do concelho será assinalado com uma sessão solene ao meio-dia, com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

Vinho Madeira conquista três medalhas


O Vinho Madeira esteve uma vez mais em alta na sua participação no Concurso Internacional “Malvasias do Mundo”, que decorreu entre 26 a 30 de Maio na ilha de Palma, em Canárias. A Grande Medalha de Ouro foi atribuída a um Malvasia de 1933 da empresa Vinhos Justino Henriques, Filhos, Lda., e a Medalha de Ouro a um Malvasia Blandy´s de 1990.
Segundo uma nota do Instituto do Vinho da Madeira, a Região foi ainda contemplada com mais um prémio, uma medalha de prata, atribuída a um Malvasia de 15 anos da empresa Henriques & Henriques, Vinhos, SA (na foto).
No concurso participaram um total de 54 amostras, 1 espumoso, 27 secos, 2 semidoces, e 25 vinhos doces, provenientes do Brasil, Catalunha, Baleares, Croácia, Itália, Madeira e Canárias.
Revela ainda o instituto presidido por Paulo Rodrigues que grande número de amostras levou a que numa primeira fase fosse feita uma pré-selecção de 11 vinhos, de entre os provenientes das Ilhas Canárias, para então numa segunda apreciação, serem atribuídos os prémios finais. Em 11 Malvasias premiados, três foram Madeira.
Estes prémios, refere a mesma nota, vêm reforçar o reconhecimento internacional, neste caso atestado por especialistas, da qualidade do Vinho da Madeira, uma aposta que tem sido feito pelo sector, no geral, desde os viticultores madeirenses que trabalham em prol da qualidade da uva, passando pela esforço das entidades públicas na regulamentação do sector e na sua promoção e pelas empresas que continuam o seu trabalho permanente de manter e incrementar a fasquia da qualidade.