quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Rolo de carne com mozarela


A visita de amigos e/ou familiares para jantar não constitui problema. A sugestão que aqui apresento, para quatro pessoas, é das mais fáceis de confeccionar, económica e que vai agradar aos comensais, mesmo os mais exigentes. Acompanhe este prato com um Foral Grande Escolha, tinto, 2005, da Aliança Vinhos.

ingredientes:
800 g de carne de vaca moída
1 cebola
2 dentes de alho
100 g de azeitonas pretas sem caroço
1 ramo de salsa
1 ovo cozido
sal e pimenta q.b.
2 c. (sopa) manteiga
100 g de toucinho picado
100 g de queijo mozarela
50 g de pão ralado

Numa tigela envolva bem a carne com a cebola, parte da salsa, os dentes de alho, as azeitonas, o toucinho e o ovo picados. Tempere com sal e pimenta. Unte uma folha de alumínio com a manteiga e polvilhe com o pão ralado. Estenda a carne em toda a folha de alumínio e cubra com o queijo ralado. Enrole cuidadosamente a carne e disponha num tabuleiro , levando ao forno por 50 minutos a 200 ºC. Remova a folha de alumínio e sirva o rolo cortado às rodelas. Sirva com uma salada mista.

Dicas para renovar: Pode manter a mesma base da carne, mas adicionando ao queijo mozarela, 200 g de espinafres cozidos, temperados com azeite e alho picado, e um pimento vermelho cortado às tiras. Mantendo a mesma base, adicionando ovos cozidos inteiros e fatias de fiambre e queijo.
Pode ainda utilizar carne de porco moída, adicionando ao preparo uma cenoura cozida e massa de pimentão, num rolo recheado com ameixas secas, queijo mozarela e chouriço picado. Substitua o pão ralado por 50 g de bolacha de água e sal trituradas.

Sugestão de acompanhamento: No mesmo tabuleiro onde assa o rolo de carne, disponha 250 g de castanhas, 250 g de semilhas previamente cozidas e cogumelos inteiros, tirando assim proveito do molho da carne.

Bom apetite!

Pudim de Vinho Madeira


Não resisto em partilhar um doce. As sobremesas ganharam espaço na gastronomia, sobretudo a partir do século XIX, quando a confecção de doçaria se tornou uma prática corrente, depois de muitos anos ou fechada nos conventos, ou apenas acessível à realeza.

Ingredientes:
500 g de açucar
6 gemas
3 ovos
1/2 l de leite
1 dl de Vinho Madeira
1 c. (sopa) de farinha maisena

Derreta ao ponto de caramelo em lume brando cerca de 200 g de açucar, um pouco de água, mexendo sempre com uma colher de pau. Unte uma forma de pudim com o caramelo feito. À parte, misture as restantes 300 g de açucar com a maisena, adicione as gemas, os ovos, o Vinho Madeira e o leite. Mexa tudo bem e depois passe por um coador de rede fina. Deite o preparado na forma de pudim untada com o caramelo e leve cerca de uma hora ao forno a 160 ºC, em banho-maria. Desinforme quando arrefecer e guarde no frio até servir.

Sugestão: Para não se desmanchar o pudim deve ficar de um dia para o outro em repouso. Também ajuda molhar a base em água quente. Quando a cozedura é em banho-maria, deve repor-se a água, para que a temperatura se mantenha e o pudim coza de forma uniforme.

Bom apetite!