segunda-feira, 4 de maio de 2009

OMS garante que o vírus não se transmite pelo consumo de carne de porco



O consumo de carne de porco e derivados não transmite a gripe A (H1N1), garantiu a Organização Mundial de Saúde (OMS), depois de confirmada a detecção de porcos infectados com o vírus numa exploração no Canadá.
A OMS viu-se forçada a insistir nesta garantia depois se ter descoberto em Alberta, no Canadá, um caso de gripe A numa exploração suína.
"O vírus não se contrai comendo carne de porco. Não é preciso haver receios, porque não há qualquer risco", disse hoje o responsável da OMS para a Segurança Alimentar, Peter Ben Embarek, em conferência de imprensa.
Peter Ben Embarek explicou que o vírus da gripe H1N1 tem pouca resistência ao calor pelo que, mesmo que um animal estivesse infectado, o processo de cozedura eliminaria qualquer perigo.
O responsável considerou ainda injustificadas as restrições ao comércio de carne de porco congelada, porque "virtualmente não há risco de transmissão".
O caso ocorrido no Canadá aparentemente resultou da transmissão do vírus de um agricultor para os porcos de uma exploração na província de Alberta.
Segundo a OMS, quem corre mais riscos de contrair a doença são as pessoas que estão em contacto mais directo com os porcos.
Peter Ben Embarek referiu ainda que a situação de contaminação entre os animais deve ser observada de perto para que haja uma propagação geográfica e para que o vírus AH1N1 não se combine geneticamente com os de outros animais.