quinta-feira, 5 de março de 2009

Leite é bebida primordial


O leite constitui para o ser humano, como mamífero que é, uma bebida primordial, que garante um bom crescimento e a prevenção de algumas doenças, nomeadamente, a osteoporose. Está provado cientificamente que o leite é o melhor fornecedor de cálcio para o organismo. Os ossos, enquanto estruturas em actividade permanente, precisam de ser fortes. O cálcio é o mineral responsável por essa robustez.
A composição do leite mostra a variedade de nutrientes que ele possui: água, hidratos de carbono, lípidos, minerais, proteínas e vitaminas. Ao nível dos nutrientes, o leite só não tem fibras na sua constituição.
Os nutricionistas aconselham, consoante a idade, a ingestão das seguintes quantidades:
3 - 9 anos: 1/2 litro por dia (2 copos)
10 - 24 anos: 3/4 litro por dia (3 copos)
Grávidas: 3/4 litro por dia (3 copos)
Aleitantes: 1 litro por dia (4 copos)
Idosos: 3/4 litro por dia (3 copos)
Adultos: 1/2 litro por dia (2 copos)

Sendo um dos alimentos mais completos e nutritivos que existem na natureza, a sua ingestão deve ser incentivada junto dos mais novos.

Nota: Algumas pessoas são intolerantes ao leite, por falta de uma substância que degrada a lactose - o principal açúcar do leite -, pelo que devem evitar beber leite e outros produtos que contenham lactose na sua composição.

Sopa de couve lombarda


As sopas de legumes constituem uma excelente base alimentar, rica em nutrientes e de fácil digestão. A maior parte das vezes, a obstipação é provocada pela falta de fibras. Por isso é tão importante comer vegetais regularmente, o que não é difícil graças à variedade de cremes e sopas. A couve é rica em vitamina E, que combina o seu poder antioxidante com a prevenção de um bom número de doenças degenerativas como o cancro ou as doenças cardiovasculares, neste caso por ser rica em tiamina e ter um papel importante na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbio. Assim sendo, nesta onda de frio, sabe bem consumir uma sopa simples, de fácil confecção e sempre pronta a servir, visto poder ser guardada até quatro dias no frigorífico. A sugestão que deixo dá para quatro doses.

Ingredientes:

1/2 couve lombarda média
1 litro de água
2 cebolas
2 dentes de alho
5 semilhas médias
1 pedaço de abóbora amarela
4 cenouras
sal q.b.

Coza a couve cortada em pedaços em água temperada com sal, retire-a depois de cozida e reserve a água da cozedura. Descasque e corte em pedaços as cebolas, os alhos, as semilhas, a abóbora e as cenouras, levando a cozer na água da couve, durante 15 minutos. Triture bem este preparo e adicione a couve cozida. Deixe ferver por dois minutos e rectifique os temperos e sirva quente.

Sugestão: Antes de ralar a sopa, retire uma cenoura e corte em cubos e adicione à couve antes de voltar a ferver.

Bom apetite!