sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mousse dos namorados


Há quem diga que os doces são pecados menores e prazeres maiores, daí que um pequeno e doce pecado é, muitas vezes, a designação atribuída à sobremesa. Os doces, quando consumidos com moderação, podem ser uma fonte de vitaminas, minerais e hidratos de carbono, visto muitas receitas serem preparadas com frutos e produtos lácteos. Para o dia dos namorados, deixo mais uma sugestão para ser degustada a dois, com muito amor e carinho.

Ingredientes:
100 g de chocolate negro
1 c. (sopa) de margarina
2 c. (sopa) de café
2 c. (sopa) de licor de café
4 ovos
50 g de açucar
sal q.b.

Parta a tablete de chocolate em quadradinhos, junte-lhes a margarina, o café e o licor e leve a derreter em banho-maria ou no microondas. Enquanto derrete, não mexa o chocolate para não criar grumos. Bata a gemas com o açucar até obter um creme bem fofo. Quando o chocolate estiver derretido, mexa então e junte-lhe a gemada, misturando bem. Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e envolva cuidadosamente no creme anterior. Deite a mousse em duas taças, se possível em forma de coração e leve ao frigorífico. Sirva a mousse bem fresca e nessa altura enfeite-a com beijinhos de chantilly.

Bom apetite e muito amor!

Bifes de S. Valentim


É um facto que no dia dos namorados, os restaurantes estão cheios e muitas vezes os menús não correspondem às expectativas. Além disso, a privacidade constitui um elemento importante para comemorar um dia especial. Assim, proponho uma vez mais uma refeição a dois, feita com muito amor e carinho, para ser saboreada sem pressas.

Ingredientes:
2 bifes de novilho
dois dentes de alho
1 c. (sopa) de margarina
1 cálice de whisky
1 dl de natas
1 c. (chá) de mostarda
Tabasco q.b.
sal e pimenta q.b.

Numa frigideira derreta um pouco da margarina e leve a fritar algumas rodelas de alho. Quando começarem a alourar, junte os bifes. Frite a carne rapidamente de ambos os lados. Tempere só agora com sal e com a pimenta moída grosseiramente. Retire os bifes da frigideira, deite um pouco mais de margarina e deixe derreter. À parte, misture o whisky com a mostarda e algumas gotas de tabasco. Deite na frigideira e deixe ferver. Adicione as natas e, quando voltar a ferver, junte de novo os bifes. Rectifique de sal. Deixe cozinhar, agitando a frigideira até a carne estar no ponto e o molho ficar espesso. Sirva com arroz, brócolos e cenoura cozida.

Como sugestão, em vez de arroz, asse duas semilhas grandes com casca, envoltas em papel de alumínio, depois abra-as com uma faca bem afiada e com a ajuda de uma colher retire uma boa parte da polpa. Misture esta polpa com manteiga, um pouco de natas, e duas gemas de ovo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Bata as duas claras em castelo e junte-as ao preparado anterior. Com este preparado, encha bem o interior das semilhas e leve de novo ao forno bem quente, durante 10 a 15 minutos, até ficarem douradas. Retire o papel de alumínio e coloque-as no prato.

Bom apetite e muito amor!

Frango à antiga


Estufada, assada, guisada, frita, grelhada, a carne de aves tem a vantagem de ser saborosa e pobre em gorduras. Este tipo de carne é uma das mais saudáveis e essenciais na nossa alimentação, mas deve ser bem cozinhada. São incontornáveis os pratos de aves que fazem parte do acervo gastronómico mundial. Mais ou menos famosos, são verdadeiras referências a que recorrentemente voltamos... com prazer. A sugestão que aqui apresento é um prato típico que pode ser encontrado em diversos restaurantes regionais e nacionais, mas em casa tem outro sabor.

Ingredientes:
1 frango do campo
1 c. (chá) de colorau
1 dl de vinho branco
3 dentes de alho
2 cebolas
1 dl de azeite
1/2 chouriço
100 g de toucinho
1 cenoura
4 dl de caldo de galinha
200 g de arroz
1 ramo de salsa
1 c. (sopa) de vinagre
sal e pimenta q.b.

Corte o frango em pedaços e tempere com sal, pimenta, o colorau e o vinho branco. Corte os alhos e a cebola finamente e refogue no azeite, junto com o chouriço e o toucinho em pedaços. Acrescente o frango e deixe alourar um pouco. Junte a cenoura em pedaços e metade do caldo. Deixe estufar durante 35 minutos. Decorrido esse tempo, adicione o restante caldo e o arroz. Envolva e deixe cozer por mais 10 minutos e acrescente a salsa picada. Rectifique os temperos, retire do lume e mantenha a panela tapada durante alguns minutos. Envolva o vinagre e sirva.
Sugestão: sirva num tacho de barro para manter o calor.

Bom apetite!

Filetes de peixe-espada com delícias

A sugestão é de fácil confecção e pode ser feita em qualquer altura do ano, visto o peixe-espada estar sempre disponível nas peixarias da Madeira. Aconselho a comprar o peixe fresco e já cortado em filetes.

Ingredientes:
8 filetes de peixe-espada
1 embalagem de delícias do mar
2 cebolas
1 dl de azeite
1 c. (sopa) de vinagre
2 ovos cozidos
2 c. (sopa) de salsa picada
Sumo de 1 limão
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
50 g de farinha

Tempere os filetes de peixe-espada com sal, pimenta e o sumo de limão e reserve. Pique bem as cebolas e refogue no azeite com o louro. Tempere com sal e pimenta, junte o vinagre, mexa e retire do lume. Coloque em cima de cada filete duas delícias do mar previamente descongeladas, enrole e segure com um palito. Passe os filetes pela farinha e leve-os a fritar em óleo até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Deixe escorrer bem os rolinhos em papel absorvente. Coloque-os depois numa travessa e cubra-os com o preparado da cebola, os ovos cozidos e a salsa bem picados. Sirva os filetes com semilhas cozidas (ou em puré) e legumes ou salada verde.

Bom apetite!