quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Jantar de Namorados


O Dia dos Namorados está à porta e não há como um jantar a dois para animar a alma, aquecer a paixão e fortalecer o amor. Deixo aqui sugestões para entrada, prato principal e sobremesa, sempre com uma boa dose de carinho. Para acompanhar, um bom vinho tinto alentejano - Vinha do Almo, Escolha, 2006, da Herdade do Perdigão. Sem esquecer a decoração e as velas.
Finalmente, um pensamento deixado por karol Wojtyla, o papa que mais escreveu sobre o amor e responsabilidade. "O amor, no seu conjunto, não se reduz à emoção nem ao sentimento, que não são senão alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, é a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem. Na amizade - ao contrário do que sucede na simpatia - a participação da vontade é decisiva".



Entrada:
Rolinhos de presunto e queijo

Ingredientes:
100 g de presunto cortado fino
100 g de queijo fresco do Santo da Serra
3 nozes
2 c. (de sopa) de azeite
1 c. (de chá) de salsa picada
2 folhas de alface
sal e pimenta q.b.

Numa tigela misture bem o queijo fresco com as nozes e a salsa picada, uma pitada de sal e pimenta e o azeite. Estenda as fatias de presunto e distribua uma colher do preparado no centro de cada uma, enrole e prenda com um palito. Coloque das folhas de alface cortadas numa travessa pequena de servir e coloque por cima os rolinhos de presunto e queijo. Tempere com um fio de azeite e polvilhe com uma pitada de pimenta e sirva.

Prato principal:
Peito de frango com creme

Ingredientes:
2 peitos de frango
1/2 cebola
1/2 cálice de Vinho Madeira seco
1/2 copo de natas
1 c. (de sopa) de manteiga
1/2 copo de caldo de galinha
sal e pimenta q.b.

Corte os peitos de frango ao meio, obtendo quatro bifinhos e tempere-os com sal e pimenta. Num tacho aqueça as natas sem deixar ferver com o caldo de galinha. Numa frigideira refogue a cebola picada com a manteiga, junte depois os bifinhos de frango deixando alourar dos dois lados. Regue com o vinho e deixe evaporar. Deite as natas quentes sobre o frango. Tape e coza em lume brando cerca de cinco minutos. Deixe repousar por um instante antes de servir com puré de batata e bróculos cozidos.

Sobremesa:
Batido de iogurte e framboesas

Ingredientes
100 g de framboesas
2 iogurtes naturais
1 c. (de sopa) de mel
Folhas de hortelã para decorar

Limpe as framboesas e reserve algumas para decoração final. Introduza as restantes num copo triturador com os iogurtes, o mel e dois cubos de gelo. Bata durante um minuto, coe num passador de rede larga e divida o batido em duas taças individuais. Decore cada uma com as framboesas que reservou e uma folhinhas de hortelã. Deixe por uns instantes no frigorífico antes de servir.

Bom apetite e muito amor!

Coelho do Porto Santo


Escrever sobre gastronomia madeirense sem referir o Porto Santo é uma falha que deve ser imediatamente corrigida neste blogue. Em termos gastronómicos, o Porto Santo não difere muito da Madeira, contudo, há alguns pratos tradicionais que faço questão de divulgar. A sugestão que apresento mereceu da Confraria Gastronómica da Madeira o devido destaque na sua publicação.

Ingredientes:

1,2 kg de coelho
3 cebolas picadas
5 dentes de alho
2 c. (de sopa) de banha
2 dl de vinho do Porto Santo
1 folha de louro
3 tomates
1 c. (de chá) de colorau
1 pimenta da terra
sal q.b.

Começe por cortar o coelho em pedaços. Depois tempere com sal, pimenta, os alhos, o louro e o vinho e deixe marinar por duas horas. Passado esse tempo, coloque a banha numa panela e leve ao lume. Quando estiver bem quente refogue um pouco o alho. Depois adicione a cebola e quando estiver douradinha junte o tomate picado. Acrescente o coelho escorrido e deixe estufar um pouco. Depois refresque com a marinada e deixe cozinhar em lume brando, por 45 minutos. Durante a cozedura se necessário adicione um pouco de água. Sirva acompanhado de arroz branco ou semilhas cozidas.

Bom apetite!