terça-feira, 26 de maio de 2009

Atum salpresado ou atum de São João


O atum salpresado é um dos pratos tradicionais da Madeira, que ganha maior procura na quadra festiva dos santos populares, razão pela qual, é também conhecido por atum de São João. A sugestão que apresento hoje permite confeccionar para familiares e amigos um dos mais apreciados pratos de peixe da gastronomia madeirense, na qual o atum assume um lugar de destaque.

Ingredientes:
1 posta de atum com cerca de 700 g
4 dentes de alho
600 g de feijão encarnado em vagem
2 abóboras verdes
4 batatas
4 cebolas médias
4 semilhas
4 maçarocas
orégãos, azeite, vinagre e sal grosso q.b.

Três ou quatro dias antes do São João, escolha uma posta de atum gordo, de preferência de ventrecha (barriga) e faça uns golpes. De seguida tempere com sal grosso, alho cortado às rodelas e os oregãos e deixe ficar assim. Algumas horas antes de confeccionar a refeição, deite o atum de molho em água fria. Depois coza o atum durante uma hora, juntamente com o feijão e a cebola. À parte, coza as batatas, as semilhas, as abóboras e as maçarocas. Retiram-se à medida que forem cozendo. O atum é servido com os legumes cozidos e temperados com azeite e vinagre.

Sugestão: Pode deixar de temperar o atum com os orégãos e optar pela segurelha durante a cozedura. Este prato pode ser ainda acompanhado com salada de pepino, tomate e cebola temperada com azeite e vinagre.

Bom apetite!

Santos populares na Madeira


Junho é o mês dos santos populares. Santo António a 13, São João a 24 e São Pedro a 29. Na Madeira e Porto Santo, as festas populares são vividas pelas paróquias que dão nome do santo com grande devoção religiosa, mas igualmente são um forte motivo para o tradicional arraial e respectivas marchas.
Na freguesia mais populosa da região autónoma, Santo António, no concelho do Funchal as marchas do dia 12 para 13 levam milhares de pessoas para as principais ruas do centro da localidade, devidamente engalanada com os adereços alusivos ao "santo casamenteiro".
Não menos emblemáticos são os festejos de São João. No Funchal, Calheta e Porto Santo as festas concentram milhares de pessoas. Na capital madeirense, a festa já foi das mais rijas de toda ilha, junto à capela de São João, mas a evolução dos tempos transportou a animação para as praças da cidade, nomeadamente no Carmo. A Câmara Municipal do Funchal, aposta forte nos denominados "Altares de São João", igualmente a pensar no turismo que em Junho visita a Madeira.
No Porto Santo as festividades constituem um cartaz importante na animação da ilha. Ali, as marchas já mereceram honras televisivas para todo o mundo. A autarquia local investe bem neste evento popular, visto o mesmo atrair ao Porto Santo alguns milhares de visitantes.
Na Calheta, a festa é vivida com muita animação, igualmente com o desfile das marchas de São João.
Por último, mas não menos importante, são as festas de Sao Pedro, com atenções centradas na vila da Ribeira Brava, outrora um importante centro piscatório regional. O santo protector dos pescadores leva milhares de pessoas ao centro da freguesia, que se veste em grande animação para receber, não apenas os residentes e turistas, mas também os emigrantes que chegam na última semana de Junho para passar as férias com a família.
Em termos gastronómicos os santos populares na Madeira apresentam hábitos totalmente diferentes do resto do país, nomeadamente nos convívios familiares. O atum salpresado ou atum de São João, é uma das iguarias mais consumidas nesta quadra, devidamente acompanhado com maçarocas e feijão cozido com a vagem. Como não há arraial madeirense sem espetada e bolo do caco, nas ruas, estes são os principais elementos confeccionados.
Aos poucos e por influência das superfícies comerciais, as sardinhas assadas ganharam algum espaço, sobretudo nos festejos populares do Funchal.