quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Resultados da sondagem

A primeira sondagem que lançei neste blogue teve um resultado que merece reflexão. À questão colocada se achavam que a gastronomia madeirense estava a ser bem promovida e defendida, 70 por cento responderam que não, enquanto os restantes consideraram o contrário. O trabalho da Confraria Gastronómica da Madeira, única associação cultural que defende, promove e divulga o receituário tradicional da Região, tem de se esforçar mais.
Ora, foi precisamente com o intuito de contribuir para uma melhor divulgação da nossa gastronomia que criei este espaço de promoção de um sector que se arrisca a ser ultrapassado por modas que em nada contribuem para o destino turístico e para a própria economia regional.
Neste mundo cada vez mais globalizado, importa apostar na "glocalização", ou seja, na origem, nos locais, nas regiões, por forma a garantir a genuinidade do seu povo. A criação de confrarias em toda a Europa, está a conseguir inverter a tendência observada nos últimos 30 anos, com o crescimento desenfreado do "fast food".
Indicadores recentes revelam que um em cada quatro restaurantes franceses optou nos últimos cinco anos por retomar o receituário tradicional das regiões onde estão sedeados, adaptando-se às exigências económicas das suas gentes.
Quando os exemplos são bons, devemos segui-los sem rodeios. Um bem haja para os empresários da restauração madeirense que investem no segmento tradicional da gastronomia.