segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carne Assada


Os madeirenses designam a época natalícia como A Festa e vivem-na intensamente entre o início de Dezembro até meados de Janeiro. Esta é, de facto, a época que em termos gastronómicos está repleta de momentos de festa e que convém começar a preparar com a devida antecedência. Neste blogue vou procurar apresentar as principais iguarias que a tradição madeirense oferece. A sugestão de hoje, é uma carne de porco assada no forno, para seis pessoas, confeccionada na maioria dos lares da Região para festejar o Natal em família.

Ingredientes:

1,5 kg de perna de porco
2 cebolas
3 tomates
2 nabos
2 cenouras
1,5 kg de semilhas
100 g de azeitonas
3 colheres de sopa de manteiga

Para a marinada
1,5 l de vinho branco
1 pau de canela
pimenta q.b.
3 cravinhos
1 folha de louro
1 pé de oregãos
1 haste de alecrim
sal

Comece por fazer uma marinada misturando todos os ingredientes e adicione a carne. Deixe marinar de um dia para outro, virando a carne de vez em quando, picando-a com um garfo para ganhar gosto.
Num tabuleiro de meia altura faça uma base dispondo as cebolas, os tomates, os nabos e as cenouras cortadas em rodelas, as semilhas cortadas aos cubos e, finalmente, as azeitonas sem caroços. Por cima disponha a carne e regue com a marinada. Espalhe a manteiga em bocadinhos sobre o todo e leve-se a assar no forno a 180 cº, regando a carne com o molho que se vai formando. Serve-se a carne cortada em fatias com os legumes.

Bom apetite!