sexta-feira, 13 de março de 2009

Atum de escabeche


Na Madeira chamam-se "dentes" aos petiscos que são consumidos antes das refeições principais ou durante o consumo de determinadas bebidas alcoólicas. O atum em escabeche ou atum d'escabeche, é um dos principais "dentinhos" servidos em casa ou em alguns restaurantes ou "tascas". Esta sugestão pode ainda constituir um prato principal, acompanhado por semilhas cozidas, legumes, maçarocas, milho cozido ou frito, ou uma salada fresca (na foto).

Ingredientes:

1 kg de atum posta
6 dentes de alho
2 ramo de salsa
1,5 dl de azeite
3 c. (sopa) de vinagre de vinho
sal e pimenta q.b.

Deixe o atum sangrar em água ou leite frio durante pelo menos duas horas. Decorrido esse tempo, leve o peixe a cozer em água fervente, com três dentes de alho, a salsa e o sal. Depois de cozido escorra o atum, parta em pedaços e coloque-o num recipiente de loiça. Regue com o azeite e o vinagre e tempere com os restantes dentes de alho picados, salsa picada, sal e pimenta a gosto. Deixe arrefecer e sirva. Por forma a apurar o sabor do preparo, guarde o atum em escabeche de um dia para o outro e sirva frio.

Sugestão: se preparar o atum em escabeche para o próprio dia, leve a cozer com algumas cebolinhas que deverão acompanhar depois o preparo final.

Bom apetite!

Novo vinho lançado na Madeira


O vinho “Terras do Avô”, da empresa Duarte Caldeira e Filhos - Seixal Wines, Lda, foi esta semana apresentado na freguesia do Seixal, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
Na ocasião, o empresário alertou para o facto dos vinhos produzidos na Região serem preteridos em função do preço e de não ser dada a oportunidade aos turistas de escolher vinhos madeirenses. Duarte Caldeira fez eco de uma preocupação há muito denunciada pelos gastrónomos, que se prende com a apresentação ao cliente de uma carta de vinhos, onde constam vinhos a preço convidativo, mas que peca pela falta de qualidade.
Por seu turno, Alberto João Jardim, sem perder a deixa do empresário, salientou que uma mudança na restauração «só pode funcionar pela via da persuasão», aproveitando a oportunidade para promover o consumo de produtos regionais que têm, na maioria dos casos, melhor qualidade.
Tal como referiu, «terá de ser pela via do esclarecimento que todos nós temos obrigação de fazer, para que o dinheiro fique na Madeira e as nossas empresas sejam incentivadas a produzir mais».
O “Terras do Avô” branco, pretende homenagear toda a família de Duarte Caldeira, com uma produção de cinco mil garrafas, sendo a maioria destinada ao mercado regional. Ficou a promessa de em 2010, ser lançado o “Terras do Avô” tinto.