quinta-feira, 19 de março de 2009

Pão-de-ló do Porto Santo


No nosso país, existem muitas formas de confeccionar o pão-de-ló, alterando pouco de região para região, conhecendo-se receitas de finais do séc. XVII. No Porto Santo, a confecção do pão-de-ló resulta num sabor único. Esta é uma receita da gastronomia tradicional madeirense.

Ingredientes:
250 g de açúcar
250 g de farinha
8 ovos
7 gemas
1 c. (chá) de fermento em pó
raspa de um limão
0,5 dl de aguardente de cana sacarina

Ligue o forno a 200 ºC e unte uma forma redonda com manteiga. Forre-a com papel vegetal, que também deve ser untado e reserve. Misture então as gemas com o açúcar e bata com o auxílio de uma batedeira, até obter um creme esbranquiçado. Depois adicione a raspa do limão, a farinha e o fermento em pó. Envolva tudo muito bem. À parte, levante as claras em castelo e envolva-as ao preparado anterior. Por fim, misture a aguardente. Verta para a forma e leve ao forno por cerca de meia hora.

Bom apetite!

Sopa de lentilhas


A ilha do Porto Santo já foi o principal produtor de cereais do arquipélago da Madeira. No início do século XX, produziam-se em quantidades razoáveis, trigo, cevada, centeio e lentilhas. Razão pela qual, a sua gastronomia seja complementar à da restante Região. A sugestão que apresento constitui um prato tradicional do Porto Santo e fez parte do receituário recolhido pela Confraria Gastronómica da Madeira.

Ingredientes:
200 g de lentilhas
350 g de carne de vaca com osso
300 g de abóbora
200 g de semilhas
2 cenouras
5 dentes de alho
2 cebolas
50 g de macarronete
sal q.b.

De véspera demolhe as lentilhas em água fria. No dia seguinte, coloque uma penela ao lume com três litros de água temperada com sal, as cebolas, a carne e as lentilhas. Deixe cozinhar por uma hora. Passado o tempo junte a cenoura, a abóbora e as semilhas tudo cortado em cubos e deixe ferver. Decorridos 20 minutos adicione o macarronete e deixe ferver por mais 10 minutos. Rectifique os temperos e sirva.

Bom apetite!