segunda-feira, 9 de março de 2009

"Terras do Avô" será lançado quinta-feira no Seixal


O empresário Duarte Caldeira apresenta na próxima quinta-feira, no Seixal, a nova marca de vinhos madeirense "Terras do Avô", numa cerimónia que contará com a presença do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
O "Terras do Avô" é uma marca de vinho de mesa branco e tinto e constitui uma homenagem aos familiares directos do empresário madeirense. O primeiro vinho a sair será um branco de 2008, com 12,5 graus, que terá o condão de ser o mais rápido entre a colheita e a colocação no mercado. Nesta primeira vindima o produtor espera ter 5 mil garrafas de branco, sendo possível aumentar no próximo ano.
O vinho estará à venda nos principais restaurantes, garrafeiras, lojas do grupo Sá e unidades hoteleiras.
Nos vinhos brancos, o Verdelho e o Arnsburguer são as principais castas, enquanto nos tintos, destaque para a Tinta Roriz ou Aragonez, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Merlot. A empresa produziu em 2008 15 mil quilos de uvas brancas e tintas, sendo dez mil quilos em terrenos próprios.
Para o tinto, o produtor só lançará o primeiro "Terras do avô" em Outubro deste ano, um vinho resultante da combinação das cinco castas referidas, com seis mil garrafas.
Cerca de um ano depois, Duarte Caldeira conta ter cá fora um tinto reserva, com duas castas: 70% de Sirah e 30% de Tinta Roriz ou Aragonez. Prevê lançar cerca de três mil garrafas deste reserva com 14 graus, que sublinha ser a primeira vez que se produzirá um tinto na região com esta graduação. Este vinho está já a estagiar em barricas de carvalho francês.
O "Terras do Avô" é engarrafado na adega de São Vicente, sob orientação do enólogo consultor Paulo Laureano e do enólogo residente João Pedro Machado.

Vinho Madeira promovido no Porto


O Vinho Madeira esteve representado na VI edição da Feira Essência do Vinho que decorreu no fim-de-semana no Palácio da Bolsa, no Porto, evento que contou com a presença de 300 expositores e uma centena de especialistas nacionais e estrangeiros.
A presença da Região foi assegurada através do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira que promoveu e consolidou o conhecimento dos produtos regionais madeirenses de qualidade.
Na feira que terminou ontem, esteve em prova mais de 2.500 vinhos, sendo 36 produzidos na Madeira.
Esta feira destinou-se a profissionais do sector do vinho, da gastronomia, e público em geral, tendo sido realizadas cerca de meia centena de acções paralelas, entre as quais provas temáticas e comentadas de vinho.
As provas de Vinho Madeira foram acompanhadas com o tradicional bolo de mel-de-cana confeccionado no arquipélago, e decorreram no espaço da Região decorado com flores da Madeira.
A presença do Vinho Madeira neste tipo de feiras é considerada fundamental para a sedimentação da produção insular mercado nacional.
Em termos económicos, o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2008, cerca de 287.995,86 euros, representando em 46.194,25 litros, o que equivale a 6,97 por cento do total nacional. O Vinho Madeira mais consumido pelos continentais é do tipo meio seco 3 anos (18.309 litros), e o tipo doce com o mesmo tempo (9.896,75 litros).
A Madeira investiu cerca de 2.900 euros nesta acção, uma iniciativa co-financiada em cerca de 70% por fundos comunitários.