sexta-feira, 8 de maio de 2009

Espetada


Ao navegar na internet e passar por diversos sites e blogues que apresentam gastronomia madeirense, fiquei perplexo com a quantidade de erros básicos que encontrei para a simples confecção da nossa espetada regional, apreciada por todos, residentes e forasteiros. Desde a introdução da cebola no espeto, até à pimenta que deve ser branca para o tempero da carne, as asneiras levam-me a apresentar a verdadeira espetada madeirense, ou seja, simples e gostosa. A quantidade de carne apresentada permite confeccionar um espeto para duas pessoas.

Ingredientes:
500 g carne de vaca (lombo)
louro (q.b.)
sal grosso (q.b.)
alho (q.b.)

Corte a carne em cubos e tempere-a com sal grosso, louro e os dentes de alho esmagados. Enfia-se cada bocado num espeto afiado de louro ou em alternativa num de aço e leva-se a assar num braseiro com calor em toda a área, rodando o espeto de vez em quando para que a carne asse toda por igual e sem deixar queimar. Acompanhe com muma salada de alface e tomate e com semilhas cortadas em metades, cozidas com casca e temperadas com oregãos. Pode ainda optar por milho frito ou bolo do caco.

Bom apetite!

Sopa de grão-de-bico


Conferidas as qualidades do grão-de-bico, passemos à sua confecção. Para tal, aconselho a adquirir a leguminosa em lata de conserva e já cozido, visto que a sua qualidade é normalmente boa. Se optar por comprar o grão seco, deve colocá-lo de molho em água, na véspera e no dia seguinte deixar cozer por 35 minutos, antes da preparação dos pratos que deseja fazer. A sugestão que aqui apresento constitui uma refeição completa, visto ser rica em hidratos de carbono, proteinas e vitaminas, em doses equilibradas para o organismo. Esta sopa de grão pode ser conservada até cinco dias no frigorífico.

Ingredientes:
500 g de grão-de-bico cozido
5 c. (sopa) de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1/4 de couve lombardo
1 nabo
1 cenoura
100 g de toucinho
50 g de massa cotovelo
sal q.b.

Começe por refogar ligeiramente a cebola, os dentes de alho picados e o toucinho em pedaços, adicione meio litro de água e metade do grão-de-bico e deixe cozer durante alguns minutos. À parte, coza num litro de água temperada com sal e azeite, a cenoura e o nabo em cubos, adicionando alguns minutos depois a couve cortada em juliana e a massa. Retire do primeiro preparado os pedaços de toucinho e triture com a varinha mágica o refogado. Misture o segundo preparado e adicione os pedaços de toucinho e sirva em taças de sopa.

Sugestão: Pode substituir a couve lombarda por espinafres e o toucinho por carne de porco fresca.

Bom apetite!

As qualidades do grão-de-bico


O consumo de leguminosas é aconselhado por todas as entidades ligadas ao sector da saúde. Há muito enraízado na gastronomia madeirense, o grão-de-bico permite variar e cuidar o consumo de hidratos de carbono, além de constituir uma excelente fonte de fibras solúveis, conhecidas por promover o trânsito intestinal e de sais minerais que protegem da osteoporose.
Por outro lado, contém amido, hidrato de carbono complexo que, graças à sua entrada lenta da glicose no sangue, prolonga a sensação de satisfação e retarda o apetite, bem como a falta de energia. Aos nutrientes já referidos, juntam-se ainda o zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e a tiamina (vitamina B1), indispensável ao bom funcionamento do sistema nervoso e do coração, ao mesmo tempo que auxilia as células na produção de energia. O consumo regular de grão previne ainda o aparecimento do cancro do intestino e auxilia na redução do colesterol no sangue, controlo da diabetes e da obesidade.
Na Dieta Atlântica surge como acompanhamento do bacalhau cozido e em sopas. O grão, oriundo da Índia, demora perto de 140 dias a crescer, chega à Madeira seco ou em conserva, e é uma leguminosa disponível todo o ano. Sendo um alimento relativamente barato oferece uma grande versatilidade na culinária e é indispensável numa dieta alimentar equilibrada.

Gelado à Patrícia


Por sugestão de uma amiga especial e colega de profissão, Patrícia Gaspar, aqui apresento uma sugestão deliciosa para uma sobremesa que deve ser degustada sem complexos dietéticos. A confecção é simples e permite surpreender amigos ou familiares depois de um repasto de fim-de-semana ou num dia festivo.

Ingredientes:

200 ml de leite condensado
400 ml de natas
100 g de miolo de amêndoa
200 g de bolacha Maria

Começe por triturar a bolacha Maria e depois o miolo de amêndoa. À parte bata as natas, adicionando em fio o leite condensado. Junte a bolacha e a amêndoa e envolva até que a mistura fique homogénea. Deite o preparado num recipiente apropriado para ir ao congelador por algumas horas. Retire pelo menos 10 minutos antes de servir.

Bom apetite!