quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Saúde: uvas contra o cancro


O resveratrol, uma substância que se encontra na pele das uvas e cujos benefícios são conhecidos, desde há anos, na prevenção de problemas vasculares, demonstrou também poder contribuir para a prevenção do cancro. Um estudo da Universidade de Illionois, em Chicago, nos Estados Unidos, com cultivos celulares e cobaias de laboratório, o resveratrol previne a aparição do cancro e, se este já existe, trava a sua progressão.
O propósito da investigação é criar fármacos para prevenir o cancro, que ao nível da Região Autónoma da Madeira regista por ano cerca de 700 novos casos.
O resveratrol, que se encontra em mais de 70 espécies vegetais, abunda na pele da uva e, menor quantidade, nos amendoins e nas amoras. O vinho também contém resveratrol, especialmente o tinto, já que a sua fermentação se faz juntamente com as peles das uvas. Esta pode ser a razão pela qual sempre se afirmou que um copo de vinho por dia contribui para diminuir o risco de enfarte.
Assim, uma medida saudável seria beber um copo de vinho tinto às refeições, ou introduzir as uvas na dieta diária, para prevenir tanto as doenças cardiovasculares como as doenças oncológicas.