quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bifes de atum com brócolos


As qualidades antioxidantes dos brócolos já aqui foram apresentadas e a sugestão que deixo é de fácil confecção e rica em nutrientes, visto o atum ser um peixe gordo, mas muito saudável. Trata-se de uma receita para duas pessoas, uma aposta que faço neste blogue. O prato pode ser acompanhado por um Visconde de Borba Branco DOC Alentejo 2006. Trata-se de um vinho baseado nas castas autóctones roupeiro, tamarês e rabo de ovelha, de cor citrina, aspecto brilhante, aroma e sabores a flores e frutos, ligeiramente acídulo. É ideal para acompanhar peixe, marisco e algumas carnes brancas. Deve ser servido a 10-12º C.

Ingredientes:

300 g de brócolos
2 bifes de atum
1 dente de alho
2 tomates-cereja
2 c. (sopa) azeite
1 c. (café) de vinagre balsâmico
sal, pimenta e oregãos q.b.

Começe por arranjar os brócolos, cortando-os ao meio e sem o talos. Coza-os em água temperada com sal. Pique o alho e os oregãos (de preferência frescos), coloque-os numa tigela, tempere com sal, azeite, vinagre e envolva os ingredientes e reserve. Tempere o atum com sal e pimenta, grelhe os bifes de ambos os lados. Corte os tomates ao meio e grelhe-os ligeiramente. Sirva o peixe com os legumes anteriores, regados com o molho de oregãos. Pode adicionar semilhas cozidas cortadas em quatro.

Bom apetite!

As qualidades dos brócolos


Os brócolos são dos vegetais mais ricos em substâncias antioxidantes, e poderão ajudar pessoas afectadas com a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que é, juntamente com o cancro e com as doenças cardiovasculares, uma consequência de hábitos como o tabagismo.
Um estudo publicado no “American Journal os Respitatory and Critival care Medicine”, investigadores norte-americanos referem os brócolos como ricos em certas substâncias capazes de regular a quantidade de componentes chave do sistema de defesa epitelial dos pulmões.
O brócolo está classificado como um alimento benéfico para o coração e para o cérebro, e pelo seu alto conteúdo de antioxidantes faz parte da lista de produtos com capacidade de ajudar na luta contra as doenças degenerativas.
As estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o ano de 2030, apontam que a DPOC será a causa de 7,8 por cento de todas as mortes no mundo, apenas superada pelo cancro e pelas doenças cardiovasculares.
O tabaco é um dos maiores culpados pelo desenvolvimento e expansão desta doença degenerativa, e esta é a razão pelo que numerosas investigações vão dirigidas a encontrar um remédio que diminua a sua crescente prevalência.
O sulfurano poderá impedir o processo inflamatório dos tecidos danificados do pulmão.
Investigadores da “Johns Hopkins Medical School” descobriram que a severidade da DPOC em fumadores está ligada a uma diminuição de um tipo de antioxidantes presentes nos tecidos do pulmão, dependentes de uma substância chamada NRF, peça chave do sistema de defesa pulmonar frente à inflamação.
O motivo que relaciona os brócolos e a DPOC é o sulfurano, um potente antioxidante presente nesta verdura em quantidades suficientes como para impedir, em parte, o processo inflamatório dos tecidos danificados no pulmão.
Outro estudo, publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" sugere que o consumo do vegetal pode ajudar a combater os efeitos da radiação ultravioleta provocada pelo sol.