quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bolo de banana


Na recolha da doçaria madeirense, foi possível encontrar no concelho da Calheta, uma receita de bolo de banana, fruto tropical que abunda na costa sul da Madeira. As qualidades da banana já aqui foram distinguidas, razão pela qual, o melhor é mesmo deitar mãos à obra e confeccionar uma iguaria muito aprecidada nesta Região.

Ingredientes:
600 g de banana da Madeira (cerca de seis bananas)
300 g de farinha
400 g de açucar
250 g de manteiga
4 ovos
2 c. (chá) de soda
2 c. (chá) de fermento em pó
2 c. (chá) de sal fino

Esmague bem as bananas que devem ser maduras, com a ajuda de um garfo. À parte bata o açucar com os ovos até obter um preparado branco e fofo. Em seguida, adicione a manteiga derretida, a farinha, o sal, o fermento, a soda e, por fim, a banana esmagada. Envolva tudo muito bem e verta para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Aquela o forno a 170 Cº. Deixe cozer cerca de 45 minutos. Ao fim desse período verifique se o bolo está cozido com o auxílio de um palito. Desenforme morno.

Bom apetite!

As qualidades da banana


A banana é talvez a fruta tropical mais popular em todo o mundo ocidental. Para isso, muito contribui o facto de poder ser cozinhada ou consumida em cru, ser fácil de descascar, não ter sementes nem caroço, ter sabor e aroma muito agradáveis e ainda excepcional valor nutricional.
Curiosamente, a bananeira não é uma árvore, mas sim uma erva gigante. O caule é um rizoma subterrâneo e a parte aérea é constituída quase exclusivamente por folhas. As baínhas das folhas formam um pseudocaule onde está o cacho de frutos. Todas as bananeiras hoje cultivadas são híbridos de duas espécies e reúnem-se em dois grupos, os da bananeira-pão e os da bananeira-fruta.
Uma só banana fornece 16 por cento da fibra que necessitamos diariamente. Fornece ainda 15 por cento de toda a vitamina C e 11 por cento do total de potássio. Mas a banana não se fica por aqui. Possui ainda algum magnésio, ácido fólico e ferro.
A sua riqueza em minerais e fácil digestão leva muitos desportistas a preferi-la quando as competições se prolongam durante várias horas. O potássio presente na banana ajuda a contracção muscular, a transmissão dos impulsos nervosos e a regular o balanço hídrico. Uma banana de tamanho médio (120 g.) contém cerca de 475 mg. de potássio. Não admira por isso, ver diversos campeões, de banana em punho, ao longo das suas provas.
Por não conter praticamente gordura e proteína, a banana torna-se a companhia ideal dos pequenos almoços. Com leite e cereais constitui uma refeição muito completa, equilibrada e extremamente fácil de preparar.
A bananeira foi introduzida na Madeira em meados do século XVI, tendo-se espalhado aos poucos por toda a ilha, no entanto, é na costa sul que se nota uma maior produção, nomeadamente nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Calheta.
Viva pois a banana, que nos lembra ser possível misturar prazer e saúde à mesa e ainda... sol amarelo em dias de cinza.

Fonte: ICV/MF

Sopa de maçaroca e feijão


As sopas fazem parte do receituário tradicional madeirense, e a sugestão que aqui apresento, faz parte da recolha realizada pela Confraria Gastronómica da Madeira e publicada no seu livro "Sabores", da autoria de Júlio Pereira. A sopa de maçaroza e feijão é um prato tradicional da Ponta do Sol e é de fácil confecção, podendo ser servida como prato principal.

Ingredientes:
200 g de semilhas
1/2 couve
150 g de pimpinela
150 g de cenouras
3 cebolas
300 g de carne de porco salgada
100 g de feijão maduro
2 maçarocas
sal q.b.

Demolhe a carne de porco por três horas para retirar o sal. Coloque-a cortada em pedaços num tacho com água, juntamente com o feijão, a cenoura aos pedaços e as maçarocas partidas às rodelas. Leve ao lume e deixe cozer por 20 minutos. Passado esse tempo junte as pimpinelas em gomos, as semilhas aos cubos e a couve em pedaços grosseiros. Deixe a sopa ferver por mais 40 minutos e antes de servir rectifique os temperos.

Bom apetite!