sábado, 3 de janeiro de 2009

Vinhos: Robert Parker elege tinto "Abandonado", de 2005, como melhor português


O conceituado Guia Independente do Consumidor de Bons Vinhos, do crítico de vinhos Robert Parker, elegeu o vinho tinto "Abandonado", colheita de 2005, das caves Domingos Alves de Sousa, como o melhor produto da enologia portuguesa.
Num trabalho só sobre a qualidade dos vinhos em Portugal, do qual resultou uma lista dos 273 tintos e brancos analisados, a conceituada empresa norte-americana,conhecida como a "advogada dos vinhos", atribuiu 94 pontos (em 100) ao "Abandonado", mais três que o primeiro branco a surgir apenas em 16º lugar, o "Único", da Quinta das Marias, colheita de 2007.
Na lista daquele que é considerado o "Million Dolar Nose" (nariz de um milhão de dólares), em que os primeiros 15 vinhos são todos tintos, o Guia elege como segunda melhor marca o "Alicante Boushet Jb", das Caves Dona Maria, com 93+, cabendo o último lugar do pódio ao Tinto Gold Label da Quinta do Mouro (Miguel Louro, colheita de 2005) e ao Niepoort Robustus (2004), ambos com a pontuação (93-95).
Na categoria dos brancos, o guia daquele que é uma das figuras mais influentes na crítica internacional de vinhos, a "medalha de prata" vai para Niepoort Redoma, colheita de 2007, que surge na tabela no 23º posto, e a de "bronze" para o "Encruzado Barrica", também de 2007, da Quinta das Marias, que ocupa a 28ª posição.
A lista foi elaborada com base num trabalho desenvolvido por um dos "conselheiros" de Robert Parker, o também norte-americano Mark Squires, que esteve várias vezes em Portugal até 2007, tendo, nos últimos anos, efectuado idêntico trabalho em Israel, Grécia, Líbano, Bulgária, Chipre e Roménia.