domingo, 25 de novembro de 2007

Dourada grelhada

No espaço de pouco mais de uma década, a Madeira afirmou-se como uma região produtora de dourada, sendo que nos próximos meses pode atingir as 700 toneladas e com escoamento garantido. A sua produção através da empresa Ilhapeixe entrou já em velocidade de cruzeiro. à mesa dos madeirenses é um peixe habitual, sobretudo grelhado e aqui fica uma sugestão para o confeccionar.

Ingredientes

4 douradas
azeite
sumo de limão
sal q.b.
400 g de semilha nova
2 tomates maduros
6 folhas de alface
1 cebola

Depois de limpo, faça algumas incisões e tempere as douradas com sal. Antes de as colocar a grelhar, pincele-as com zeite ao qual acrescentou algumas gotas de limão. Numa grelha bem quente coloque-as durante alguns minutos, virando-as com algum cuidado com uma espátula, sem as desmanchar.
Lave as semilhas com casca e coza-as em água e sal. À parte prepare uma salada de alface, tomate, cebola e se desejar um pimento assado, cortado às tiras que deve ser colocado na brasa ou na grelha antes do peixe.
Para guarnecer no momento de servir, prepare um molho simples e aromático. Bata azeite com duas colheres de mostarda, sal, umas gotas de limão e salsa picada. Ligue bem estes ingredientes e sirva numa molheira.
Bom apetite.

Mais restaurantes com gastronomia tradicional


A segunda sondagem realizada neste blog, revela que 90 por cento das respostas revelam que os madeirenses gostariam de ter à disposição nos restaurantes mais receituário tradicional. À questão colocada se gostariam de ver mais receituário tradicional madeirense nos nossos restaurantes, apenas 10 por cento responderam negativamente, o que reflecte uma necessidade que promover e divulgar a gastronomia madeirense que não se esgota na espetada, no atum e no milho frito.
Desde já fica a minha promessa de tudo fazer para sensibilizar os nossos empresários do sector de restauração a integrar nos seus cardápios a nossa rica gastronomia, ainda que, reconheça a dificuldade de serem confeccionadas algumas das receitas tradicionais.
Nem todos os empresários afinam pelo mesmo diapasão. Felizmente, alguns insistem, com sucesso diga-se, na confecção de receitas tradicionais. O Restaurante "Casa do Vizinho", na Rua Imperatriz D. Amélia, propriedade do Sr. Aveiro, é um caso que deve merecer a nossa referência. Não posso deixar de destacar os restaurantes "O Cantinho da Serra", em Santana, o Fuso, na Cancela, o Hotel Jardim Atlântico, nos Prazeres, e da Pousada dos Vinháticos, na Serra D' Água, cujo esforço para promover a gastronomia tradiconal merece ser destacado neste espaço.
Já aqui defendi a criação de um roteiro gastronómico e báquico como forma de ilustrar aos nossos visitantes os melhores recantos para uma boa mesa, por isso vou deitar mãos à obra e começar a trabalhar nesse sentido.
Um bem haja a todos os que votaram.