sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lasanha de carne


Já aqui apresentei a minha lasanha de peixe-espada, mas como fiz então referência, a mais confeccionada é a de carne. Como é bom saber, as massas são ricas em hidratos de carbono, que fornecem energia e resistência ao organismo. A sugestão que aqui deixo (para um tabuleiro médio e oito doses) garanto que vai agradar a todos, visto já a fazer há mais de 10 anos. Até agora ninguém apresentou qualquer escrito no livro de reclamações. Já agora, acompanhe esta receita com vinho tinto Monte das Ânforas, da Quinta da Bacalhôa, do empresário madeirense Joe Berardo.

1 kg de carne de vaca moída
2 cebola
3 dentes de alho
1 lata grande de tomate pelado
100 g de toucinho
1 dl de vinho branco
1 ramo de oregãos
14 folhas de lasanha fresca
200 g de queijo mozzarela ralado
0,5 l de molho bechamel
sal e pimenta q.b.

Refogue em azeite a cebola, os alhos e o toucinho picados. Depois junte a carne, os oregãos, envolva e regue depois com o vinho branco. Deixe evaporar um pouco e adicione o tomate pelado em pedaços. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer por 10 minutos. Ligue o forno a 200 graus e pincele o tabuleiro com azeite. Começe por fazer uma camada de carne no fundo, seguindo-se a massa, alternando várias vezes. Pelo meio estenda por cima da carne um pouco de molho bechamel. Termine com uma camada de carne, estenda molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno, baixando para 180 Cº decorridos durante pelo menos 30 minutos. Sirva com uma salada mista.

Duas notas: A massa fresca pode ser adquirida em qualquer grande superfície e a preços em conta, mas se optar pelas folhas de lasanha duras, escolha as pré-cozidas, facilitanto a confecção da lasanha. Substitua o tomate enlatado pelo tomate maduro, sem pele e sementes.

Uma sugestão: Pode fazer o molho bechamel na hora, seguindo os passos apresentados neste blogue. Consulte o arquivo.

Bom apetite!