sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lasanha de peixe-espada


"A lasanha é um prato típico de Itália cozinhado no forno, que consiste em camadas de massa alternadas com camadas de carne picada e molho de tomate". Pronto. Até aqui estamos entendidos, mas com peixe-espada a lasanha fica divinal, sendo uma das minhas especialidades, há alguns anos servida em convívios com amigos e familiares. Esta é mais uma sugestão para confeccional a espada retirada da minha cozinha de autor. Pode acompanhar com um vinho branco seco.

Ingredientes:

1 peixe-espada (em filetes)
2 cebolas
3 dentes de alho
1 dl de azeite
3 tomates maduros
Sal, pimenta e orégãos q.b.
1 dl de vinho branco
150 g de queijo ralado
100 g de toucinho fumado
1/2 de molho bechamel
500 g de folhas de lasanha

Refogue no azeite o toucinho fumado, a cebola e os dentes de alho picados, junte o tomate limpo de peles e sementes cortado aos pedaçinhos e deixe amaciar. Adicione o peixe-espada cortado em filetes pequenos, tempere e envolva com os orégãos, o sal e a pimenta. Regue com o vinho branco e deixe cozer por alguns minutos até que o peixe se desfaça grosseiramente. Num recipiente refractário, faça diversas camadas alternando as folhas de lasanha e o refogado de peixe-espada. Em cada camada, polvilhe com um pouco de queijo ralado. Termine com folhas de lasanha, cobrindo com o molho bechamel. Finalmente, polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno, previamente aquecido a 180 ºC durante cerca de 45 minutos. Mude o forno para gratinar por mais cinco minutos.
Nota: Aconselho a utilização de massa fresca.

Bom apetite!

Cavalas assadas

Por ser um peixe gordo e rico, a cavala deve ser cozida ou assada, constituíndo uma das iguarias apreciadas na gastronomia madeirense. Aqui deixo uma sugestão para quem gosta de peixe, visto o mesmo poder ser comprado fresco na Região Autónoma da Madeira.

Ingredientes:

4 cavalas
sal e pimenta q.b
1 ramo de orégãos secos
6 dentes de alho
2 folhas de louro
2 cebolas pequenas
2 dl de azeite
0,5 dl de vinagre
1 ramos de salsa
1 kg de semilhas

Faça alguns golpes nas cavalas e tempere-as com sal, pimenta, oregãos, alguns dentes de alho laminados e as folhas de louro partidas em pedaços. Reserve por algumas horas. No momento da confecção, corte as cebolas às rodelas e coloque-as no fundo de um tabuleiro. Por cima, disponha o peixe e regue com o azeite e leve a assar por meia hora a 200 ºC. À parte, descasque as semilhas e coza-as 20 minutos em água fervente temperada com sal. Para servir, disponha o peixe assado numa travessa com as semilhas em volta, regue as cavalas com o vinagre e polvilhe com a salsa picada.

Bom apetite!

Sonhos com mel de cana


Aproxima-se o carnaval e na Madeira há muito que os sonhos e malassadas fazem as delícias das suas gentes e dos forasteiros. Aqui deixo a minha receita de alguns anos de sonhos fofos e deliciosos. Os sonhos são de fácil confecção, existem receitas variadas e podem ser servidos com um fio de mel de cana da fábrica do Ribeiro Sêco.


Ingredientes:

300 g de farinha
50 g de banha
7 ovos
2,5 dl de leite
2,5 dl de água
1 casca de limão
sal q.b.

Leve ao lume uma panela com água, o leite, a banha, a casca de limão e o sal. Deixe ferver meio minuto e retire do lume. Adicione a farinha e misture energicamente. leve de novo ao lume e mexa até a massa descolar do fundo. Deite depois num recipiente e deixe arrefecer. Junte-lhe, depois, um ovo de cada vez, amassando bem. Numa fritadeira, aqueça o óleo até os 120 ºC e deite colheradas de massa. Deixe fritar lentamente os sonhos até alourar. Escorra-os em papel absorvente e sirva com mel de cana.

Bom apetite!