terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Gastronomia madeirense enriquece Bolsa de Turismo de Lisboa


A Direcção Regional de Turismo vai apostar na divulgação da gastronomia madeirense na edição 2009 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre a partir do dia 21 do corrente mês. Tutelada por Raquel França, a DRT irá promover uma mostra gastronómica que será realizada por chefes de cozinha de renome, que apostam nos produtos regionais e com o receituário madeirense, não apenas o tradicional, mas também a cozinha contemporânea da Região Autónoma da Madeira.
Entretanto, para esta mostra gastronómica na BTL, a Confraria Gastronómica da Madeira espera reunir nos próximos dias com a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, com intuito de apresentar à governante algumas ideias de promoção do destino Madeira por via da gastronomia.
A Confraria, fundada em Abril de 2000, já participou em dezenas de mostras gastronómicas em alguns países da Europa, onde o movimento confrádico assumiu-se como elemento complementar de promoção turística.

Vinhos: Sogrape lança primeiro Porto Branco datado


A Sogrape anunciou ontem, o lançamento do primeiro Vinho do Porto Branco datado, o Porto Ferreira Branco 10 anos, envelhecido em barricas de carvalho.
"No negócio de Vinho do Porto, tempo é sabedoria. Com o objectivo de produzir um Vinho do Porto branco com menção de idade, a equipa de enologia da Ferreira dedicou anos ao envelhecimento de vinho branco em barricas de carvalho", refere a empresa, em comunicado.
O novo vinho, de cor amarelo-âmbar, é produzido "a partir de uvas brancas tradicionais e recomendadas do Douro, com predominância de Malvasia Fina, Códega, Rabigato e Gouveio".
"Uma das riquezas do Vinho do Porto é a diversidade de estilos que apresenta. Os consumidores gostam de descobrir coisas novas e cada vez mais procuram alternativas sofisticadas", refere Francisco Ferreira, administrador da Sogrape.
A Porto Ferreira, estabelecida há mais de 250 anos, é a "marca líder de Vinho do Porto em Portugal" e assume-se empenhada "fortemente em diversificar os momentos e formas de consumo de Vinho do Porto, entendendo que um clássico pode sempre ser renovado".
O Porto Ferreira Branco 10 anos vai ser vendido a 12 euros em garrafas de 37,5 centilitros.

Bolo-rei com 150 metros no Funchal


Um bolo-rei com mais de 500 quilos e cerca de 150 metros de comprimento foi ontem oferecido pela Câmara Municipal do Funchal a todos os que se deslocaram à Praça do Município.
A vereadora Rubina Leal, responsável pela organização desta iniciativa, salientou que o objectivo principal foi "encerrar os festejos da quadra natalícia no Funchal, que foram um sucesso, e promover uma das mais antigas tradições da época", no âmbito do Dia de Reis, que se celebra hoje.
A oferta do bolo-rei de grandes dimensões, que desta vez deu a volta à praça, é um evento que se repete pelo terceiro ano consecutivo. Primeiro começou com cem metros de comprimento, no ano passado foi maior e este ano chegou perto dos 150 metros. Chegar a uma candidatura ao Livro Mundial dos Recordes é uma das metas em vista.
Para confeccionar este bolo foram precisos 800 ovos, 230 kg de farinha, 20 kg de manteiga, 40 kg de açúcar, 30 litros de cerveja, cerca de 200 quilos de frutas variadas (cristalizadas, nozes, passas e amêndoas) e 10 kg de laranja.
Nele trabalharam uma dúzia de pessoas durante toda a noite de domingo para segunda-feira. Alguns grupos cantaram os reis ao presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, e restantes vereadores que conviveram com a população.
Centenas de pessoas concentraram-se na praça da capital madeirense para esta iniciativa.
O proprietário da pastelaria que confeccionou o bolo admite que em próximas iniciativas gostaria de ver alterados alguns aspectos, designadamente o local para poder expandir ainda mais o bolo-rei.
Um bolo-rei de uma tonelada e com 200 metros de comprimento foi oferecido em 2005, em Quarteira, no Algarve. O bolo-rei, confeccionado por uma equipa de 16 elementos e que demorou quase dois dias a cozer, foi comido em hora e meia por cinco mil pessoas.
Vamos a ver se no próximo ano, o bolo-rei oferecido pela autarquia funchalense ultrapassa os 200 metros. Pessoal para comer há sempre.