sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

As qualidades da cenoura


A cenoura é conhecida por ser a "rainha dos vegetais", visto ser uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista (daí dizer-se que faz os olhos bonitos), da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como ferro (combate a anemia), fósforo, cloro, potássio, cálcio (ossos e dentes) e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
A fibra da cenoura ajuda no trãnsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue. A vitamina E, de que é também composta, evita danos nos tecidos e o ácido fólico permite um bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular.
Na Madeira, esta raiz é produzida em quantidades consideráveis, estando sempre disponível fresca no mercado. Pode ser consumida crua, cozida ou assada, em saladas, sopas, estufados, refogados, cremes, pastelaria, doçaria, etc.