domingo, 25 de janeiro de 2009

Cumpriu-se a tradição do Panelo


Como manda a tradição no terceiro domingo de Janeiro, o Chão da Ribeira, na freguesia do Seixal, voltou hoje a receber o convívio gastronómico mais importante do concelho do Porto Moniz. Ali acorreram milhares de pessoas para degustar o Panelo, um cozido madeirense composto por couves, semilhas e carnes de porco e vaca, que depois de cozido é vertido sobre uma toalha para escorrer e todos os presentes poderem servir-se.
Ao longo do sítio diversos grupos começaram manhã cedo com os preparativos, com as panelas de grande porte a serem enchidas com os diversos ingredientes. Famílias inteiras e amigos, grupos com mais de uma centena de pessoas, passaram horas em ameno convívio até a hora de almoço, para depois saborear o cozido madeirense.
Uma das famílias presentes utilizou uma panela com capacidade para 150 litros, onde foram confeccionados 38 quilos de carne de porco e de vaca, duas sacas de semilhas, 15 quilos de chouriço, duas sacas de couves e 15 quilos de batata doce. Depois de três anos a cozer à lenha, numa cozinha improvisada, o Panelo é deitado sobre uma toalha de mesa para escorrer, colocada no chão.
O Chão da Ribeira, na freguesia do Seixal, é uma zona que constituí um autêntico paraíso natural, ocupado por pequenas habitações, os denominados palheirinhos, maioritariamente recuperados para férias pelos seus proprietários.
Reza a história que a festa surge graças a um grupo de rapazes que subia todas as manhãs a pé ao Chão da Ribeira para, entre outras funções, tratar do gado, tirar o leite às vacas e apanhar erva. E foi este grupo que começou por fazer algumas refeições quase espontâneas. Depois do Natal, levavam de casa de cada um alguma carne de porco salgada e tiravam dos terrenos do Chão da Ribeira umas couves e umas semilhas que usavam numa refeição em ambiente de festa, que à falta da panela recorreram ao panelo.

Molhos: Maionese


Os molhos são para muitos pratos a sua coroa de glória. Infelizmente a preparação de um molho exige um ingrediente precioso e raro: paciência. Neste blogue vou tentar facilitar a vida a quem precisa de confeccionar alguns dos molhos mais apreciados na gastronomia contemporânea. A cozinha de cada país ou região tem os seus próprios molhos, mas existem alguns que não pode deixar de saber fazer. Hoje a sugestão vai para a maionese fresca, que permitirá fazer algumas variantes como o molho tártaro, o molho remoulade, a maionese verde ou a de alho e o molho holandês.

Ingredientes:

1 gema de ovo
i c. de chá de mostarda
sal e pimenta q.b.
2 c. de sopa de sumo de limão
2,5 dl de óleo ou azeite

Numa tigela deite a gema de ovo, a mostarda, tempere com sal e pimenta e adicione o sumo de limão. Os ingredientes devem estar todos à temperatura ambiente. Misture e adicione, a pouco e pouco, o azeite ou óleo, mexendo sem parar. Deixe depois descansar por cino minutos. Para obter uma maionese mais espessa, basta juntar um pouco mais de azeite ou óleo, pouco a pouco e batendo sempre. Se quiser uma maionese mais fluida, junte sumo de limão depois da molho pronto.

Bom apetite!