sábado, 30 de maio de 2009

"Festas da Sé" animam centro do Funchal


A Câmara Municipal do Funchal realiza até 6 de Junho as denominadas "Festas da Sé", evento que dinamiza os restaurantes das principais ruas do centro da cidade, engalanadas para o efeito.
O presidente da autarquia, Miguel Albuquerque, assegurou na abertura do certame que «estas festas vieram para ficar».
Tal como referiu, «este é de um evento de baixo investimento, que movimenta todos os estabelecimentos comerciantes da zona e são do agrado de madeirenses e turistas».
Segundo o autarca, a construção de um novo parque de estacionamento na Rua do Castanheiro, com arranque previsto até ao final deste ano, será uma mais-valia nas próximas edições das festas.
Até ao dia 6 de Junho a animação musical estará garantida pela actuação de tunas académicas e bandas filarmónicas, nas ruas de João Tavira, Queimada de Cima, Queimada de Baixo, Bispo, Ferreiros e Largo do Chafariz, entre as 19h30 e as 24 horas.

Curral das Freiras acolhe mais uma Amostra do Brigalhó


A freguesia do Curral das Freiras acolhe amanhã a sétima edição da Amostra do Brigalhó, um tubérculo típico daquela localidade usado no passado para matar a fome quando escasseava a comida.
O objectivo da mostra é divulgar o brigalhó, uma planta desconhecida da maioria das pessoas, parecida com o jarro, cujas raízes são comestíveis e cuja folha amolece rapidamente quando é apanhada.
O brigalhó não necessita de ser semeado. Cresce debaixo das árvores, sendo apanhado no Curral das Freiras em Abril e Maio. Só as raízes - parecidas com o inhame - é que são comestíveis, devendo ser cozidas durante 24 horas numa panela de ferro para não arder na boca.
O fundo da panela é "forrado" com vides e azedas, colocadas às camadas entre o brigalhó, que é por sua vez temperado com sal e regado com água, devendo ser descascado após estar devidamente cozido.
A Amostra do Brigalhó é organizada pela casa do povo do Curral das Freiras.
A população do Curral das Freiras apanha e coze este tubérculo, colocando-o no congelador para consumo durante o ano.
O brigalhó é comido depois de frito, temperado com salsa, alho, acompanhando atum ou bacalhau.
Segundo a organização da mostra, muitas pessoas, incluindo os turistas que visitam o Curral das Freiras, começam por fazer "cara feia" ao brigalhó. Mas ao provar acabam por gostar e pedem para levar o tubérculo madeirense para oferecer a amigos e familiares.