segunda-feira, 27 de abril de 2009

Madeira atenta à gripe suína


As autoridades de saúde da Madeira estão atentas ao evoluir da situação, decorrente da gripe suína que já matou mais de 20 de pessoas no México, tendo sido detectados casos nos Estados Unidos e em Espanha.
Em sintonia com a Direcção Geral de Saúde, o Governo Regional tem agendada para amanhã uma reunião com aquele organismo com intuito de serem acertadas medidas de prevenção para a doença.
Entretanto, o comité de urgência convocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que o aparecimento de um vírus da gripe suína transmissível de homem para homem representa "uma urgência em termos de saúde pública", revela a OMS em comunicado.
"O Comité considera que a situação actual constitui uma urgência em termos de saúde pública e uma preocupação internacional", refere a OMS.
Face a esta conclusão, a secretária-geral da OMS, Margaret Chan, recomendou que todos os países intensifiquem a sua vigilância dos casos invulgares de doença que se assemelhem a uma gripe ou uma grave pneumonia, adianta o comunicado.
A Organização Mundial de Saúde instaurou sábado uma "estratégia musculada" perante o "potencial pandémico" de um novo vírus de gripe suína que se transmite de homem para homem e já matou pelo menos 20 pessoas no México e nos Estados Unidos.
A situação "é séria", "imprevisível" e "evolui rapidamente", avisou a secretária-geral da OMS.
As autoridades norte-americanas alertaram sábado para a existência de novos casos de gripe suína no Kansas, assim como para a alta probabilidade de existir um surto num colégio de Nova Iorque onde oito estudantes deram resultados positivos para este vírus do tipo A (H1N1).