terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Peixe-espada de cebolada

O peixe-espada preto, quase peculiar dos mares profundos da Madeira, onde vive em grandes quantidades, é colhido quase em exclusivo pelos pescadores de Câmara de Lobos. A sua forma, achatada e estreita assemelha-se a uma espada, sendo muito utilizado na gastronomia madeirense em caldeirada, assado, cozido, frito ou grelhado às postas e em filetes. Deixo aqui uma proposta simples que pode ser confeccionada todo o ano, visto que peixe-espada não falta por estas bandas.

Ingredientes:

4 postas de peixe-espada
2 dentes de alho
sumo de 1/2 limão
6 c. (sopa) de azeite
3 cebolas
sal e farinha qb

Começe por limpar as postas de peixe e depois tempere-as com o alho, sal e o sumo de limão. Envolva-as em farinha e frite-as em óleo bem quente. À parte, refogue com o azeite, em lume brando, as cebolas em rodelas finas, até alourarem completamente e sem queimarem. Por fim, deite este preparado sobre o peixe e sirva, acompanhado por legumes e semilhas cozidas e cortadas às rodelas.

Bom apetite!

Peru da Consoada


Até na gastronomia, a globalização fez com que fossem introduzidos novos pratos na quadra festiva que celebramos. Muito por força das grandes superfícies comerciais de distribuição alimentar, o peru apresenta-se à mesa dos madeirenses com mais frequência. Para não variar, na Festa, passou a ter o seu espaço ao lado de outros pratos regionais. Há muitas formas de confeccionar o peru de Natal, mas esta receita, testada há alguns anos, foi bem acolhida pelos comensais.

1 cabeça de alho
1 chávena de amendoin
1 c. (sopa) de sopa
150 g de bacon
1 cebola grande
6 cravinho da Índia
Rodelas de limão
50 g manteiga
150 g pão ralado
1 peru
12 grãos de pimenta em grão
200 g de carne porco moída
150 g queijo Emmental
1 raminho de tomilho

De véspera prepare o peru inteiro, lave-o muito bem e coloque-o num recipiente com água abundante e junte bastantes rodelas de limão, uma cabeça de alho esmagada, cravinhos-da-Índia, uma mão cheia de sal grosso e 12 grão de pimenta preta. Cubra com plástico aderente e deixe marinar no frigorífico. No dia seguinte pique muito bem a cebola, 2 dentes de alho, o bacon, e os amendoins. Refogue a cebola, o alho e o bacon no azeite, até alourar. Retire do lume e acrescente a carne de porco moída, o tomilho picado, o queijo ralado, os amendoins, o pão ralado e as raspas de limão, mexendo vigorosamente para que a mistura fique mais ou menos homogénea. Recheie o peru com este preparado e coza a entrada do peru com agulha e fio culinário. Coloque-o num tabuleiro untado, pincele com manteiga derretida e leve ao forno a assar durante 3 horas, a 180º. Sirva morno, acompanhado com semilhas, cenouras e bróculos cozidos.

Bom apetite!

Bolo Preto


O mel de cana sacarina produzido na Fábrica de Mel do Ribeiro Sêco tem certificado de qualidade e é um dos produtos regionais mais apreciados na doçaria madeirense. Ainda há pouco tempo, a fábrica lançou um livro de receitas com mel de cana, da autoria do Chefe Octávio Freitas e iustrado pelas fotos de Rui Silva. A receita que aqui deixo, foi recolhida pela Confraria Gastronómica da Madeira e publicada no seu livro "Sabores - receitas tradicionais madeirenses", tendo sido atribuída ao concelho da Ribeira Brava. O Bolo Preto é uma das iguarias da doçaria regional que mais se apresenta à mesa nesta quadra festiva.

Ingredientes:

500 g de açucar
250 g de manteiga
2 dl de leite
4 ovos
10 g de soda
1/2 noz-moscada ralada
raspa de um limão
2,5 dl de mel de cana
500 g de farinha
25 g de banha
1 cálice de Vinho Madeira
1 c. (chá) de canela
2 dl de cerveja preta
300 g de frutos secos ou cristalizados

Ligue o forno a 170 graus e unte com manteiga uma forma redonda. Forre com papel vegetal, que também deve ser untado e reserve. De seguida, derreta a manteiga e a banha num tacho e reserve. À parte, misture o leite com a cerveja, o mel e o vinho. Depois, adicione os ovos, um a um, seguidos da manteiga e da banha derretidas. Numa outra tigela misture, sem bater, o açucar com a soda, a noz-moscada, a raspa do limão, a farinha, a canela e os frutos secos partidos em bocadinhos. Verta o líquido anterior sobre esta mistura e envolva bem, até homogeneizar. Deite na forma e leve ao forno durante uma hora. Desenforme morno.

Bom apetite!