terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Carne Vinha d'Alhos

É um dos principais pratos tradicionais associados à Festa, sendo confeccionado na maioria dos lares madeirenses. Alguns restaurantes apresentam o receituário tradicional ao longo do ano, no entanto, é nesta quadra festiva que encontra maior procura. Aqui fica a minha sugestão, sabendo que este é um prato que pode ser confeccionado de muitas formas, dependendo da sua apresentação à mesa.
Bom apetite!

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco
(ou entremeada)
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de segurelha
2 dl de vinho branco
1 dl de vinagre
sal e pimenta da terra
1 cebola
1 nabo
2 colheres de sopa de banha
750 g de semilha miúda

Corte a carne aos cubos e deixe a marinar durante dois dias com o vinho, o vinagre, os dentes de alho, a segurelha e o louro cortado em pedaços, sal e a pimenta. No dia em que utilizar a carne, refogue a cebola e a banha. Junte a carne e a marinada e deixa-se cozer com o nabo cortado às rodelas finas. A meio da cozedura da carne, junte as semilhas descascadas e deixe cozer.

Pode optar por fritar a carne com a marinada que depois vai a acompanhar o pão de casa fatiado, frito na mesma gordura da cozedura. Serve-se com semilhas descascadas e passadas como o pão e com legumes cozidos à parte.

Nota do autor: Pode dispensar a cebola, optando por cozer a carne com a marinada e reservar no frigorífico. Quando precisar de confeccionar o prato, frite simplesmente a carne e adicione as semilhas na fritura.

Arroz de lapas


É um excelente acompanhamento para pratos de peixe, ou então, como prato principal. São muitos os restaurantes que confeccionam este molusco, como entrada (grelhada e regadas com limão) ou com o arroz, sabendo que à partida que a maioria dos seus clientes aprecia o pitéu. Bom apetite!


Ingredientes
400 gr de arroz
1,5 kg de lapas
Duas cebolas
50 g de ervilhas
2 dentes de alho
1,5 dl de azeite
1 cálice de vinho Madeira
2 tomates
1 folha de louro
2 cravinhos
1 ramo de salsa
Pimenta da terra

Coza as lapas e reserve a água. Refogue no azeite a cebola e o tomate bem picado, limpo de sementes e pele, o alho, o louro, os cravinhos e a pimenta da terra. Quando bem alourado, junte o vinho Madeira e a água da cozedura das lapas (coada), na quantidade necessária para cozer o arroz. Quando levantar fervura, introduza o arroz, as ervilhas, a salsa picada e tempere com sal. Antes de o arroz estar cozido acrescente as lapas, mexa e sirva de imediato.

Sopa de Trigo


Em vários pontos da ilha a Sopa de Trigo encontra espaço, mas no concelho de Machico é uma verdadeira iguaria secular. Na famosa semana gastronómica, realizada anualmente, no Verão, este é um dos pratos mais procurados, quer por residentes, quer pelos turistas.
Agora que as temperaturas baixam consideravelmente, proponho esta sopa para aquecer a alma dos apreciadores da gastronomia madeirense. Bom apetite!

Ingredientes:

150 g de trigo
300 g de carne de porco salgada
100 g de feijão
100 g de semilha
100 g de pimpinela
3 cebolas
200 g de abóbora amarela
1 ramo de segurelha
2 pimentas

De véspera, demolhe separadamente o feijão, a carne e o trigo. No dia coloque numa panela 3 litros de água, juntamente com a carne cortada em cubos, o feijão e o trigo. Leve a lume e deixe ferver por meia hora. Decorrido esse tempo, adicione a cebola, a pimenta e a segurelha e deixe apurar por mais 10 minutos. Acrescente os restantes ingredientes e deixe cozer por mais 35 minutos, mexendo de vez em quando. Por fim, rectifique os temperos e apague o lume. Deixe repousar por 30 minutos e sirva de seguida.