sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cozinha Contemporânea Madeirense

O chefe de cozinha francês Yves Gautier lançou há poucos dias o livro intitulado "Cozinha Contemporânea Madeirense", patrocinado pela empresa Funchal 500 Anos, numa cerimónia que contou com a presença da secretária regional do Turismo, Conceição Estudante.
Trata-se de um livro que apresenta um receituário renovado com aspectos da cozinha tradicional madeirense, com a qualidade de um profissional que já vive na Região há vários anos. O chefe Yves Gautier apresenta um currículo invejável, tendo trabalhado em vários países e regiões do mundo, nomeadamente em França, Reino Unido, Caraíbas, Médio Oriente. Na Jordânia foi chefe de cozinha do Rei Hussein I.
Confessa apreciadora da arte de Yves Gautier, há vários anos, Conceição Estudante, esteve no lançamento do livro que, após ter folheado, disse que a obra permite “saborear por antecipação” as especialidades apresentadas pelas imagens do Studio Quattro. De Yves Gautier, a governante enalteceu o dom que o cozinheiro tem no uso de ervas aromáticas.
Conceição Estudante, realçou ainda a importância da obra para a divulgação da gastronomia madeirense. No seu entendimento, a cozinha regional é muito rica, mas não tem merecido a divulgação necessária. Este livro vem, no seu entender, ajuda a preencher essa lacuna.