segunda-feira, 11 de maio de 2009

Festa da Cebola animou Caniço


Mais relevante ainda do que o aumento da produção de cebola verificado ao longo dos últimos oito anos é o crescimento do rendimento dessa produção que, segundo o director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, foi muito maior.
A garantia foi dada na 12.ª edição da Festa da Cebola, evento que contou este ano com 175 expositores e que animou este fim-de-semana, a freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz.
A cultura da cebola naquela localidade é importante para o consumo regional e para o rendimento de muitos agricultores. Ao longo dos últimos oito anos, a produção passou das 1.560 toneladas, apuradas no ano de 2000, para as 1.820, em 2008, o que representa um aumento de 17 por cento. “Mais importante do que o aumento da produção, sublinhou Bernardo Araújo, foi o aumento do valor dessa produção, que foi muito maior, fruto de uma valorização comercial acrescida”.
Segundo fez questão de salientar o director regional da Agricultura, com aquela evolução, “todo o sector da produção de cebola, na Madeira, auferiu um valor de cerca de 2,2 milhões de euros, quando há oito anos a produção representava um valor que não chegava a um milhões de euros: eram cerca de 900 mil euros”.
Ainda de acordo com o governante, “isto representa muito para os agricultores. Significa que tem sido feito um esforço muito grande quer no aumento da produção, quer no aumento da qualidade dessa produção e, acima de tudo, também, é preciso que se diga, este é o resultado de um sentir dos consumidores, porque consomem cada vez mais produtos regionais, o que significa que a mensagem do ‘prefira produtos regionais’ está a passar”.
Bernardo Araújo anunciou ainda que as espécies de cebola produzidas na Madeira estão a ser alvo de estudo com vista a determinar qual a sua capacidade de armazenamento para depois essa informação passar aos agricultores.