quinta-feira, 18 de junho de 2009

Produção de cereja na Madeira ronda as 220 toneladas


Nas ruas do Funchal a venda da cereja continua a decorrer conforme as expectativas dos comerciantes, visto este ser considerado um bom ano de produção do fruto, na freguesia do Jardim da Serra.
Dados oficiais revelados pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, com a tutela da Agricultura, a produção registada este ano ronda as 220 toneladas, correspondendo ao esforço conjunto das entidades públicas e dos produtores da freguesia do concelho de Câmara de Lobos.
Entretanto, foi anunciado por Manuel António Correia que à semelhança do que já acontece com o mel de cana e com o bolo de mel, todos os produtos agrícolas, de pesca e ainda de pecuária, que forem produzidos na Madeira, passarão a ter um selo de certificação de origem.
O governante explicou que a iniciativa legislativa tem o propósito de criar uma maior distinção dos produtos regionais, em relação aos importados, que por vezes os próprios agentes económicos provocam a confusão para vender o que é de fora.
Assegurando que o novo selo para os produtos do sector primário irá diferenciar, esclarecer o consumidor e ainda estimular o consumo dos mesmos, Manuel António Correia salienta que esta iniciativa surge como forma de corresponder ao crescimento da produção agrícola, pecuária e ainda piscatória.
Os últimos dados definitivos do Instituto Nacional de Estatística, referentes a 2006, sobre a produção agrícola na Madeira, indicam que houve uma receita de 66 milhões de euros. Comparativamente a 2001, houve um aumento de 22 milhões de euros, ano em que foi registado 44 milhões de euros de produto no sector agrícola da Região.