quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gastronomia é aposta em eventos e mostras regionais


A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, vai aproveitar os eventos agrícolas de relevo, mormente feiras e festas, para promover os produtos regionais agro-pecuários, através de eventos gastronómicos paralelos às iniciativas, tal como aconteceu na feira da cana-de-açúcar, nos Canhas.
Com efeito, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tutelada por Bernardo Araújo, pretende desenvolver, ao longo deste ano, conforme acentua o governante, «um projecto que visa estimular um consumo mais continuado e diversificado dos produtos agro-alimentares regionais, quer na culinária doméstica, quer na restauração profissional».
Esta iniciativa de dinamização de actividades gastronómicas focalizadas nas produções agro-pecuárias madeirenses ocorrerá no âmbito dos muitos eventos do sector realizados anualmente na Região, nomeadamente a Festa da Cebola, Exposição Regional do Limão, Festa da Cereja, Feira Agro-Pecuária, Mostra da Banana, Festa do Pêro e Festa da Castanha.
«Sem deixar de motivar a preservação dos saberes e sabores tradicionais, é pretendido promover a divulgação de novas e diferentes formas de usufruto das principais produções da agricultura e da pecuária regional, relevando a sua adequação e qualidade excepcional em qualquer contexto de consumo e prática culinária», explicou Bernardo Araújo.
Por um lado, um outro objectivo é o de que «as famílias madeirenses orientem as suas preferências para os produtos da sua terra privilegiando-os no maior número de decisões alimentares».
Por outro lado, já ao nível da restauração, «é procurado que esta dê, na confecção culinária, um particular destaque à utilização das produções que são mais características da agricultura e da agro-indústria da sua localização ou proximidade, mais a incentivando ao desenvolvimento de receitas inovadoras e diferentes com aqueles ingredientes».
Para a execução deste projecto de dinamização gastronómica, assente nas tendências mais contemporâneas, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural conta com a colaboração e empenho de um grupo de chefes de cozinha, a maioria ligados à hotelaria de gama superior.
«Estes especialistas de reputação internacional, com a sua mestria e criatividade, em cada certame seleccionado, apresentarão novas e diferentes formas de utilização e desfrute dos produtos agrícolas e agro-alimentares regionais, com particular enfoque para os que constituem o cartaz do evento em causa» explica Bernardo Araújo.
Para demonstração das receitas nos locais dos certames, em parceria com uma das mais importantes empresas regionais de fabrico e montagem de equipamentos para a restauração e a hotelaria, foi construída uma cozinha modular amovível, apetrechada com todos os meios necessários.