terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bolo-rei com 150 metros no Funchal


Um bolo-rei com mais de 500 quilos e cerca de 150 metros de comprimento foi ontem oferecido pela Câmara Municipal do Funchal a todos os que se deslocaram à Praça do Município.
A vereadora Rubina Leal, responsável pela organização desta iniciativa, salientou que o objectivo principal foi "encerrar os festejos da quadra natalícia no Funchal, que foram um sucesso, e promover uma das mais antigas tradições da época", no âmbito do Dia de Reis, que se celebra hoje.
A oferta do bolo-rei de grandes dimensões, que desta vez deu a volta à praça, é um evento que se repete pelo terceiro ano consecutivo. Primeiro começou com cem metros de comprimento, no ano passado foi maior e este ano chegou perto dos 150 metros. Chegar a uma candidatura ao Livro Mundial dos Recordes é uma das metas em vista.
Para confeccionar este bolo foram precisos 800 ovos, 230 kg de farinha, 20 kg de manteiga, 40 kg de açúcar, 30 litros de cerveja, cerca de 200 quilos de frutas variadas (cristalizadas, nozes, passas e amêndoas) e 10 kg de laranja.
Nele trabalharam uma dúzia de pessoas durante toda a noite de domingo para segunda-feira. Alguns grupos cantaram os reis ao presidente da Câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, e restantes vereadores que conviveram com a população.
Centenas de pessoas concentraram-se na praça da capital madeirense para esta iniciativa.
O proprietário da pastelaria que confeccionou o bolo admite que em próximas iniciativas gostaria de ver alterados alguns aspectos, designadamente o local para poder expandir ainda mais o bolo-rei.
Um bolo-rei de uma tonelada e com 200 metros de comprimento foi oferecido em 2005, em Quarteira, no Algarve. O bolo-rei, confeccionado por uma equipa de 16 elementos e que demorou quase dois dias a cozer, foi comido em hora e meia por cinco mil pessoas.
Vamos a ver se no próximo ano, o bolo-rei oferecido pela autarquia funchalense ultrapassa os 200 metros. Pessoal para comer há sempre.

Sem comentários: