sexta-feira, 13 de março de 2009

Atum de escabeche


Na Madeira chamam-se "dentes" aos petiscos que são consumidos antes das refeições principais ou durante o consumo de determinadas bebidas alcoólicas. O atum em escabeche ou atum d'escabeche, é um dos principais "dentinhos" servidos em casa ou em alguns restaurantes ou "tascas". Esta sugestão pode ainda constituir um prato principal, acompanhado por semilhas cozidas, legumes, maçarocas, milho cozido ou frito, ou uma salada fresca (na foto).

Ingredientes:

1 kg de atum posta
6 dentes de alho
2 ramo de salsa
1,5 dl de azeite
3 c. (sopa) de vinagre de vinho
sal e pimenta q.b.

Deixe o atum sangrar em água ou leite frio durante pelo menos duas horas. Decorrido esse tempo, leve o peixe a cozer em água fervente, com três dentes de alho, a salsa e o sal. Depois de cozido escorra o atum, parta em pedaços e coloque-o num recipiente de loiça. Regue com o azeite e o vinagre e tempere com os restantes dentes de alho picados, salsa picada, sal e pimenta a gosto. Deixe arrefecer e sirva. Por forma a apurar o sabor do preparo, guarde o atum em escabeche de um dia para o outro e sirva frio.

Sugestão: se preparar o atum em escabeche para o próprio dia, leve a cozer com algumas cebolinhas que deverão acompanhar depois o preparo final.

Bom apetite!

Sem comentários: