sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Bifes de S. Valentim


É um facto que no dia dos namorados, os restaurantes estão cheios e muitas vezes os menús não correspondem às expectativas. Além disso, a privacidade constitui um elemento importante para comemorar um dia especial. Assim, proponho uma vez mais uma refeição a dois, feita com muito amor e carinho, para ser saboreada sem pressas.

Ingredientes:
2 bifes de novilho
dois dentes de alho
1 c. (sopa) de margarina
1 cálice de whisky
1 dl de natas
1 c. (chá) de mostarda
Tabasco q.b.
sal e pimenta q.b.

Numa frigideira derreta um pouco da margarina e leve a fritar algumas rodelas de alho. Quando começarem a alourar, junte os bifes. Frite a carne rapidamente de ambos os lados. Tempere só agora com sal e com a pimenta moída grosseiramente. Retire os bifes da frigideira, deite um pouco mais de margarina e deixe derreter. À parte, misture o whisky com a mostarda e algumas gotas de tabasco. Deite na frigideira e deixe ferver. Adicione as natas e, quando voltar a ferver, junte de novo os bifes. Rectifique de sal. Deixe cozinhar, agitando a frigideira até a carne estar no ponto e o molho ficar espesso. Sirva com arroz, brócolos e cenoura cozida.

Como sugestão, em vez de arroz, asse duas semilhas grandes com casca, envoltas em papel de alumínio, depois abra-as com uma faca bem afiada e com a ajuda de uma colher retire uma boa parte da polpa. Misture esta polpa com manteiga, um pouco de natas, e duas gemas de ovo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Bata as duas claras em castelo e junte-as ao preparado anterior. Com este preparado, encha bem o interior das semilhas e leve de novo ao forno bem quente, durante 10 a 15 minutos, até ficarem douradas. Retire o papel de alumínio e coloque-as no prato.

Bom apetite e muito amor!

Sem comentários: