sexta-feira, 5 de junho de 2009

Capelas de São João




"Malassadas no Entrudo
Capelas no São João
Bolo doce na Festa
Bolo do caco no Verão"

Entusiasta pelas tradições festivas do Porto Santo, Luís Rodrigues, lamenta que se esteja a adulterar a confecção das principais iguarias da ilha, nomeadamente das Capelas de São João, espécie de bolo redondo sobreposto por outro mais pequeno. «As pessoas mais pobres ou remediadas, preparavam o trigo da terra e faziam a amassadura do pão caseiro. Hoje, temos pão "tipo" caseiro, porque para ser original tinha de dar as voltas que o linho dá, ou seja, ser nascido, crescido, amadurecido, escolhido e moído, para se considerar caseiro». Mais. «Não chamem barrete ao chapéu», ironiza, referindo-se à adulteração das "capelas". Para que tal não aconteça, ou pelo menos, evitar que aconteça, fui buscar a receita tradicional das "Capelas de São João".

Nota: A foto é de bolo do caco.

Ingredientes

1 kg de farinha
5 ovos
125 g de manteiga
100 g de açúcar
Raspa de limao
100 g de fermento do padeiro
Leite q.b.

Deite os ingredientes todos e amassar bem. Depois faça bolas individuais com a massa e deixe levedar. Quando estas estiverem levedas, bata um ovo e pincele cada bola, repenicando com uma tesoura toda a superfície, e colocando por cima uma bola mais pequena. De seguida coloque no forno até cozer.

Bom apetite!

2 comentários:

Montana disse...

Á procura das "capelas do São João" receita tipica do Porto Santo encontrei o seu blog. Vou tentar fazer as ditas "capelas" só que não sendo no forno de lenha nunca serão as mesmas da minha infancia. Se por acaso tiver umas fhotos das "capelas" agradecia que me mandasse é que eu tinha pensado fazer uns post sobre esse bolo do Porto Santo. Ás vezes a saudade aperta e escrevo umas coisas no meu blog.
gmpestana@gmail.com

Anónimo disse...

Será que me podia dizer, para quem não tem forno a lenha em casa, qual a temperatura que se deve utilizar para um forno eléctrico?
Obrigada!
Laura