terça-feira, 12 de maio de 2009

Salada de frango e mango


A partir de hoje, vou apresentar as minhas saladas, saudáveis e leves, para estar em forma no próximo Verão. A gastronomia madeirense completa-se com as saladas, a maioria das quais com toque regional, sobretudo pela a adição das nossas frutas da época e com ingredientes de produção madeirense. A sugestão de hoje é de fácil confecção, dá para quatro doses e pode ser conservada no frigorifíco até 48 horas.

Ingredientes:

Dois peitos de frango
1 mango
8 folhas de alface
2 tomates maduros
4 rabanetes
1 c. (sopa) de molho de soja
1 laranja
3 c. (sopa) maionese light
2 c. (sopa) de ketchup
sal q.b.

Começe por temperar os bifes de frango com o molho de soja, sumo da laranja e sal. Grelhe a carne na chapa de ambos os lados e reserve. Descasque a manga e corte em lâminas. Lave, escorra e corte em padaços as folhas de alface. Corte o tomate em gomos e lamine os rabanetes. Corte os peitos de frango em tiras finas e envolva com os restantes ingredientes da salada. À parte, misture a maionese com o ketchup e regue a salada no momento de servir.

Sugestão: Se preferir pode preparar um molho tártaro, juntando 3 dl de maionese light com uma colher de sopa de alcaparras e uma colher de sopa de salsa fresca bem picadas.

Bom apetite!

Sem comentários: