terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

As qualidades do arroz


O arroz contém fósforo, um mineral que facilita o trabalho intelectual, e potássio, que acalma os nervos e relaxa os músculos. É o alimento básico para mais de metade da população mundial. Pode ser a base do prato mais simples e humilde ou pode converter-se numa festa para os sentidos e para o estômago.
A verdade é que existe uma enorme variedade de pratos com arroz, tal como pode ver neste blogue, confeccionados como acompanhamento ou com peixe, mariscos, carne e legumes.
Na nossa dieta é protagonista indiscutível, pois enquanto coze, em média 15 a 18 minutos, prepara-se rapidamente um complemento para uma refeição completa.
A versatilidade do arroz une-se a outra vantagem, que é o seu preço reduzido. Desta forma, pode combiná-lo com outros ingredientes menos económicos sem arruinar o seu pressuposto. Tem ainda outra vantagem: quando se trata de fazer comida para um "batalhão", não restam dúvidas, visto ser um prato perfeito para a bolsa e para agradar e saciar a todos.
Há uma variedade de arroz pelo que a sua cozedura também pode ser variável. Os tempos normais de 15 a 18 minutos vão para o arroz de grão largo, grão curto-médio e basmati. Para o arroz integral e selvagem o tempo varia entre os 45 e os 50 minutos. Finalmente, o arroz instantãneo coze entre 4 a 7 minutos.

Sem comentários: