terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Arroz de marisco


Entre a variedade de pratos, o arroz de marisco era o que faltava neste blogue. Na Madeira, podemos encontrar todo o tipo de mariscos, daí que, um pouco por toda a ilha, sobretudo junto à costa, não faltem restaurantes especializados na confecção de peixe e marisco. Contudo, a receita que aqui apresento, é para ser feita em casa, sem pressas e para convidar amigos ou familiares à sua degustação. Acompanhe com um vinho branco leve, acídulo ou com vinho verde branco.

Ingredientes:
300 g de camarão
500 g de mexilhão
500 g de amêijoas
50 g de ervilhas
2 dl de vinho branco
4 dentes de alho
1 cebola grande
2 c. (sopa) de margarina
2 tomates maduros
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
300 g de arroz
1 ramo de salsa

Coza o camarão em meio litro de água fervente temperada com sal, durante cerca de cinco minutos. Depois de cozido, retire a panela do calor e filtre o caldo. Descasque o camarão e reserve ambos. leve ao lume o mexilhão e a amêijoa, juntamente com o vinho branco e dois dentes de alho picados. Tape e cozinhe até as conchas começarem a abrir. Retire do lume e elimine as cascas, deixando alguns inteiros para a decoração. Refogue a cebola e os restantes dentes de alho picados na margarina, adicione o tomate aos pedaços, limpo de peles e sementes. Tempere com a pimenta e a folha de louro e regue com o caldo dos bivalves. Assim que levantar fervura, incorpore o arroz. Deixe ferver novamente, regue com o caldo do camarão e adicione as ervilhas. Tempere com sal e pimenta e cozinhe, em lume brando, durante cerca de 10 minutos, com panela tapada. No final, encolva o camarão e o miolo da amêijoa e o mexilhão. Polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

Sugestão: Pode comprar o camarão cozido e o miolo da amêijoa e do mexilhão. Para fazer o caldo, ferva as cabeças dos camarões por cinco minutos e coe.

Bom apetite!

1 comentário:

Sara disse...

em algum momento eu tenho que tentar fazer esta receita a verdade é que eu não sou muito bom em cozinhar então sempre que eu posso tentar comer nos restaurantes em sao paulo