terça-feira, 26 de maio de 2009

Atum salpresado ou atum de São João


O atum salpresado é um dos pratos tradicionais da Madeira, que ganha maior procura na quadra festiva dos santos populares, razão pela qual, é também conhecido por atum de São João. A sugestão que apresento hoje permite confeccionar para familiares e amigos um dos mais apreciados pratos de peixe da gastronomia madeirense, na qual o atum assume um lugar de destaque.

Ingredientes:
1 posta de atum com cerca de 700 g
4 dentes de alho
600 g de feijão encarnado em vagem
2 abóboras verdes
4 batatas
4 cebolas médias
4 semilhas
4 maçarocas
orégãos, azeite, vinagre e sal grosso q.b.

Três ou quatro dias antes do São João, escolha uma posta de atum gordo, de preferência de ventrecha (barriga) e faça uns golpes. De seguida tempere com sal grosso, alho cortado às rodelas e os oregãos e deixe ficar assim. Algumas horas antes de confeccionar a refeição, deite o atum de molho em água fria. Depois coza o atum durante uma hora, juntamente com o feijão e a cebola. À parte, coza as batatas, as semilhas, as abóboras e as maçarocas. Retiram-se à medida que forem cozendo. O atum é servido com os legumes cozidos e temperados com azeite e vinagre.

Sugestão: Pode deixar de temperar o atum com os orégãos e optar pela segurelha durante a cozedura. Este prato pode ser ainda acompanhado com salada de pepino, tomate e cebola temperada com azeite e vinagre.

Bom apetite!

1 comentário:

cagarras disse...

atum salpresado da minha ilha que saudades este ano aqui em lisboa onde moro vou vazer o s. joao a moda da nossa terra obrigada pela receita.