quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Páscoa e a gastronomia madeirense


A maioria da população da Madeira é cristã e, como tal, festeja a Páscoa como a celebração mais importante no calendário religioso. De facto, a Páscoa representa a data da Ressurreição de Cristo, um domingo dedicado às cerimónias religiosas e à família.
A palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach. O dia corresponde sempre ao primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia 21 de Março ou depois (data do equinócio), o que torna o Carnaval móvel, situando-se a 47 dias antes da Páscoa.
Em termos de imagem de marca desta festividade, o coelho continua a ser uma referência por representar a imagem da fertilidade. Como esta quadra representa o renascimento, o coelho acaba por ser a figura mais apropriada.
Por outro lado, os ovos adquirem também um lugar de relevo, estando associado como símbolo da Páscoa, por decisão da Igreja, desde o século XVIII. Ao serem pintados, adquirem um colorido representativo da luz solar e personificam uma nova vida. Esta tradição nasceu na China e, depois com a morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da Ressurreição.
Sendo uma festa para ser celebrada em família, nada como aliar o festejo a uma mesa diferente, apelativa e com uma gastronomia apropriada, na qual não faltam os doces tradicionais.
Depois de 40 dias de privação de determinados alimentos, é chegada a hora de "tirar a barriga de misérias". A ementa da Páscoa, na Madeira, apresenta iguarias saborosas e suculentas, para uma degustação sem pressas, para que o convívio dure algumas horas.
Esta é altura para se deliciar com uma entrada de filetes de peixe-espada com uma salada fresca, seguido de um cabrito guisado com vinho e canela à boa maneira da Ponta do Sol, servido com semilhas cozidas e legumes. Pode optar por uma carne santa do Porto Moniz ou cabrito assado à boa maneira do Funchal.
Para sobremesa pode optar por um doce de amêndoas, um pudim de ovos ou simplesmente por um pão-de-ló de São Vicente.

Estas receitas estão disponíveis neste blogue.

Boas Páscoas e bom apetite!

4 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Miguel Fernandes Parece um bom jornalista. Devia substituir os jornalistas que so fazem merdas.

Anónimo disse...

Nós comíamos, antes da Páscoa, e durante muitos dias, inhame, couves, batatas, semilhas e algum peixe ou carne de porco, se não fosse dia de abstinência. Na Páscoa, o cabrito não chegava à maioria das mesas madeirenses, incluindo a minha. Tenho de copiar a receita...:)Agora já posso ter cabrito.

Madeirense com 35 anos.

gory disse...

Olá boa tarde! Interessante o Blog. Parabéns!
Seria possível alguem me deixar uma receita Madeirense, típica da Páscoa?
Agradecia!
Obrigada!

gory disse...

Já agora, se nao fosse pedir muito... uma de carne ou peixe e uma sobremesa! ;)
Obrigada!!!