quinta-feira, 2 de abril de 2009

Doce de amêndoas


Rica em proteínas, vitaminas E, B1, potássio, fósforo, zinco, magnésio, fibras e gordura do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, podem ajudar a controlar as taxas do colesterol. É por isso um fruto que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluídos do corpo e na contracção muscular. Os nutricionistas aconselham o consumo de amêndoas por desempenhar na formação molecular do ADN e ao nível da transmissão neuromuscular, e ainda, na função imunitária e reprodutiva. Esta sugestão para a Páscoa, deve ser consumida com moderação.

Ingredientes:

2 dl de água
400 g de açúcar
150 g de miolo de amêndoa
12 gemas
Canela q.b. (facultativo)

Leve ao lume uma panela com a água e o açúcar. Deixe ferver, por aproximadamente dois minutos e, só depois, acrescente o miolo de amêndoa moído e torrado, reservando alguns frutos para decorar no final. Misture bem e aguarde que levante fervura. Por último adicione as gemas, uma a uma, tendo o cuidado de ir mexendo sempre em cada adição. Após ferver e ganhar consistência, retire do lume e transfira para uma taça de vidro. Deixe arrefecer por completo e sirva decorado com o miolo de amêndoa pelado e polvilhado ligeiramente com canela em pó.

Bom apetite!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog. Tenho adorado ver as receitas. Só o descobri há poucos dias mas guardei-o nos favoritos para o ir estudando conforme as possibilidades e, claro, fazendo muitas das óptimas iguarias. Aproveito para perguntar se, nesta receita, as amêndoas são torradas antes ou depois de moídas e também como fica tão direitinho.É com aro à volta, certamente, mas para não colar a ele que leva? É engordurado? A receita faz "fome". Pelo menos a foto!Desculpe tanta pergunta mas gostava de o fazer assim lindo também.Felicidades para si e seus imensos trabalhos deseja-lhe Lydia Jorge