quarta-feira, 8 de julho de 2009

Queijadas da Madeira


A doçaria madeirense acompanha a qualidade da sua gastronomia e constitui um excelente complemento para a degustação dos seus apreciadores. A sugestão que apresento constitui uma das mais apreciadas iguarias da doçaria regional, cada vez mais rara nas poucas confeitarias madeirenses. Desta forma, contribuo para a preservação de uma herança que o tempo teima em apagar.


Ingredientes:

170 g de farinha
1 c. (sopa) de açúcar
1 c. (sopa) de manteiga
0,5 dl de água

Para o recheio:
125 g de requeijão
75 g de açúcar
2 gemas
1 c (sopa) de farinha
manteiga q.b.

Começe por juntar o açúcar com a manteiga, envolvendo muito bem com a água deitada aos poucos. Amasse até ficar com a consistência desejada, de forma a poder estendê-la. À parte, prepare o recheio, juntando o requeijão (depois de passado por um passador), com açúcar, as gemas e a farinha. Bata tudo bem e leve a engrossar em banho-maria. Fora do lume, bata mais um pouco com as varas e deixe arrefecer. Em seguida, estique a massa. Corte pequenas quantidades, coloque em formas previamente untadas com manteiga e farinha. No interior, coloque um pouco do recheio. Tape com um disco ou tampa da mesma massa, puxe as pontas e sobre estas pincele com um pouco de manteiga. Coza em forno bem quente (180 ºC), cerca de 15 a 20 minutos.


Sugestão: Para atenuar o sabor do requeijão, adicione ao recheio, na altura de o preparar, raspa de 1/2 limão e 1 c. (café) de canela em pó.


Bom apetite!



5 comentários:

Anónimo disse...

aii.....ainda voltei atrás para ver essas queijadas....
desculpe ser tão directa, mas essa imagem não representa as nossas queijadas, também sou uma defensora da nossa gastronomia com principal atenção para a doçaria...e na minha opinião há melhores fotos para representar as nossas queijadas. Dina Neves

Domingos disse...

Nunca vi, na Madeira, queijadas cozidas em forma! Sempre as vi feitas na própria massa!
GASTRÓNOMO??

Vitor Costa disse...

na verdade o que aqui tá descrito só complica o que verdadeiramente são as nossas queijadas tradicionais ebrulhadas á MÃO.depois também essa do aparelho ir ao lume engrossar é novidade para mim...enfim sou só um MADEIRENSEque entende um pouco de pastelaria.

Anónimo disse...

http://sabores.sapo.pt/receita/queijadas-da-madeira-14

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Adorei estas queijadinhas:) devem ser deliciosas terie de experimentar no dia do meu pecado ehehehhe gostei do blog parabéns:)
Convido a conhecer o meu http://prazeressaudaveis.blogspot.pt