
Na gastronomia madeirense a caldeira é apenas confeccionada com uma espécie de peixe pequeno como o chicharro ou à posta como o atum ou a espada. A sua confecção é fácil e o resultado é delicioso para apreciadores de sopas ou caldos de peixe.
Ingredientes:
500 g de peixe de uma só variedade
6 semilhas médias
1 batata
1 cebola
2 tomates
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.
Refogue a cebola, o tomate, a salsa e a pimenta em azeite e depois de apurado regue com 1,5 litros de água. Assim que ferver, adicione as semilhas cortadas em pedaços. Deixe ferver, tempere com sal e adicione o peixe e deixe cozer. Depois retire o peixe e sirva separado com a caldeira e com a batata assada.
Sugestão: Se utilizar posta de atum pode adicionar à cozedura final um punhado de ervilhas. A caldeira pode ser ainda deitada nos pratos por cima de pão duro partido aos pedaços.
Bom apetite!
3 comentários:
Fez-me crescer agua na boca.
Boas,
Coloca as batatas a cozer e depois serve o prato com batata assada?
E o qual a sua opinião acerca de servir com milho cozido?
Caro homónimo Manuel Soares, as semilhas são as batatas e a batata é a batata-doce. Ou seja, este prato leva batatas cozida e acompanha com batata-doce assada.
No entanto, tal como questiona, o milho cozido é também uma excelente opção. A minha sogra é madeirense e é com o milho que prefere. Aliás foi assim que conheci este prato em casa dela, à data, na Ribeira Brava.
Manuel Soares
Enviar um comentário