quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caldeira


Na gastronomia madeirense a caldeira é apenas confeccionada com uma espécie de peixe pequeno como o chicharro ou à posta como o atum ou a espada. A sua confecção é fácil e o resultado é delicioso para apreciadores de sopas ou caldos de peixe.

Ingredientes:
500 g de peixe de uma só variedade
6 semilhas médias
1 batata
1 cebola
2 tomates
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.

Refogue a cebola, o tomate, a salsa e a pimenta em azeite e depois de apurado regue com 1,5 litros de água. Assim que ferver, adicione as semilhas cortadas em pedaços. Deixe ferver, tempere com sal e adicione o peixe e deixe cozer. Depois retire o peixe e sirva separado com a caldeira e com a batata assada.

Sugestão: Se utilizar posta de atum pode adicionar à cozedura final um punhado de ervilhas. A caldeira pode ser ainda deitada nos pratos por cima de pão duro partido aos pedaços.

Bom apetite!

3 comentários:

Virgilio Soares disse...

Fez-me crescer agua na boca.

Manuel Soares disse...

Boas,

Coloca as batatas a cozer e depois serve o prato com batata assada?

E o qual a sua opinião acerca de servir com milho cozido?

Anónimo disse...

Caro homónimo Manuel Soares, as semilhas são as batatas e a batata é a batata-doce. Ou seja, este prato leva batatas cozida e acompanha com batata-doce assada.
No entanto, tal como questiona, o milho cozido é também uma excelente opção. A minha sogra é madeirense e é com o milho que prefere. Aliás foi assim que conheci este prato em casa dela, à data, na Ribeira Brava.

Manuel Soares