quinta-feira, 14 de maio de 2009

Salada à chefe


No Verão de 2008, lancei um desafio ao meu amigo Marco Ferreira, director do Hotel Vila Baleira, no Porto Santo, para confeccionar um prato com vista a inseri-lo numa edição especial do Jornal da Madeira, intitulada por "Gosto de Verão".
Entusiasta da boa mesa, lá aceitou o repto e deitou mãos à obra. A sugestão que hoje quero partilhar com os visitantes deste blogue é de fácil confecção, rica em nutrientes e económica.
Desta vez decidi apresentar a receita sem a ordem habitual dos ingredientes. Os interessados em confeccionar a "Salada à Chefe", devem seguir os passos descritos na reportagem.
De ar descontraído, avental enrolado na cintura e lenço na cabeça, Marco Ferreira começou por cortar as folhas de alface em juliana, o tomate e o ovo cozido em meia-lua. O primeiro passo para a decoração do prato está dado e reservado. A semilha, previamente cozida, é cortada depois em brunesa (aos cubos), seguindo-se da mesma forma o queijo (barra) e o fiambre.
À medida que aplica o corte, o director hoteleiro recorda que a primeira refeição da sua autoria foi aos 10 anos e logo um pequeno-almoço para agradar aos pais. O efeito foi de tal ordem que a mãe sempre que precisava, solicitava os seus préstimos.
O pimento, devidamente descascado, leva o corte primaveril (cubos pequenos), seguindo-se o peito de frango cozido, igualmente em cubos, mas sem desfazer.
Juntam-se todos os ingredientes cortados envolvendo-os com as natas e o queijo Filadélfia.
Por entre algumas lembranças, Marco Ferreira deixou escapar que alguns dos pratos confeccionados no hotel que dirige são da sua autoria, mas que depois levam o toque final do chefe.
Tudo envolvido, é necessário preparar a forma final. Colocada a película aderente no interior de um recipiente côncavo, deita-se o conteúdo da salada, colocando depois no prato por cima da cama de alface, decorado com o tomate, azeitonas pretas e o ovo. Enfeita-se com um ramo de salsa e está pronta a servir. E como o calor aperta, Marco Ferreira aconselha para acompanhar a salada, uma refrescante sangria ou um vinho branco frutado.

A foto é de João Paulo Martins da Colombopress a quem agradeço a gentileza.

Bom apetite!

Sem comentários: