domingo, 14 de dezembro de 2008

Semilhas com conduto de carne de porco

Do concelho da Ribeira Brava recolhemos esta receita que, igualmente por ocasião do Natal, merece aqui uma nota de destaque da gastronomia tradicional madeirense. Trata-se de um prato que pode ser confeccionado nos dias da Festa, proporcionando uma alternativa a quem precisa apresentar como iguaria em casa. Infelizmente, já não se encontra na oferta dos nossos restaurantes, pelo que, em casa, com familiares e amigos, constitui uma excelente opção e de fácil confecção.

Ingredientes:

900 g de carne de porco (entremeada)
3 cebolas
700 g de semilhas
2 pimentas
2 c. (sopa) de banha
1 c. (sopa) de colorau
2 folhas de louro
5 dentes de alho
3 tomates

Leve uma panela ao lume, com água temperada de sal e pimentas. Mergulhe a carne e deixe cozer por 40 minutos. Retire-a então do caldo e reserve. Junte as semilhas cortadas em meias luas e coza-as.
Depois de cozidas retire-as e reserve. Entretanto, corte a carne em pedaços pequenos e frite-os ligeiramente numa frigideira com a banha bem quente. Depois de estar dourada, adicione os alhos laminados, a cebola picada grosseiramente e o tomate em cubos. Deixe refogar. Tempere com o colorau e rectifique o sal. Adicione as semilhas e polvilhe com salsa picada. Sirva numa travessa.

Bom Apetite!

Sem comentários: