quinta-feira, 14 de maio de 2009

Salada à chefe


No Verão de 2008, lancei um desafio ao meu amigo Marco Ferreira, director do Hotel Vila Baleira, no Porto Santo, para confeccionar um prato com vista a inseri-lo numa edição especial do Jornal da Madeira, intitulada por "Gosto de Verão".
Entusiasta da boa mesa, lá aceitou o repto e deitou mãos à obra. A sugestão que hoje quero partilhar com os visitantes deste blogue é de fácil confecção, rica em nutrientes e económica.
Desta vez decidi apresentar a receita sem a ordem habitual dos ingredientes. Os interessados em confeccionar a "Salada à Chefe", devem seguir os passos descritos na reportagem.
De ar descontraído, avental enrolado na cintura e lenço na cabeça, Marco Ferreira começou por cortar as folhas de alface em juliana, o tomate e o ovo cozido em meia-lua. O primeiro passo para a decoração do prato está dado e reservado. A semilha, previamente cozida, é cortada depois em brunesa (aos cubos), seguindo-se da mesma forma o queijo (barra) e o fiambre.
À medida que aplica o corte, o director hoteleiro recorda que a primeira refeição da sua autoria foi aos 10 anos e logo um pequeno-almoço para agradar aos pais. O efeito foi de tal ordem que a mãe sempre que precisava, solicitava os seus préstimos.
O pimento, devidamente descascado, leva o corte primaveril (cubos pequenos), seguindo-se o peito de frango cozido, igualmente em cubos, mas sem desfazer.
Juntam-se todos os ingredientes cortados envolvendo-os com as natas e o queijo Filadélfia.
Por entre algumas lembranças, Marco Ferreira deixou escapar que alguns dos pratos confeccionados no hotel que dirige são da sua autoria, mas que depois levam o toque final do chefe.
Tudo envolvido, é necessário preparar a forma final. Colocada a película aderente no interior de um recipiente côncavo, deita-se o conteúdo da salada, colocando depois no prato por cima da cama de alface, decorado com o tomate, azeitonas pretas e o ovo. Enfeita-se com um ramo de salsa e está pronta a servir. E como o calor aperta, Marco Ferreira aconselha para acompanhar a salada, uma refrescante sangria ou um vinho branco frutado.

A foto é de João Paulo Martins da Colombopress a quem agradeço a gentileza.

Bom apetite!

Festa do limão com gastronomia



A 8.ª edição da Exposição Regional do Limão, agendada para o próximo fim-de-semana, na freguesia da Ilha (Santana), terá um espaço para a demonstração da confecção de ementas derivadas do limão. Para além desta vertente gastronómica o evento terá diversos stands expositores de limão.
Numa parceria da Casa do Povo da Ilha e da Direcção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural integrado na VIII Exposição Regional do Limão, o chefe executivo da Quinta do Furão, Yves Gautier, irá demonstrar através dos aspectos gastronomicos, ementas derivados do limão, no domingo, dia 17 de Maio, pelas 17 horas.
Também os utentes do Centro de Dia farão demonstrações gastronómicas nos três dias do certame. Refira-se ainda que, para além das iguarias e afins próprios dos arraiais madeirenses, estará patente neste evento, um restaurante de Santana, que será o restaurante oficial da festa do Limão.