terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Arroz de marisco


Entre a variedade de pratos, o arroz de marisco era o que faltava neste blogue. Na Madeira, podemos encontrar todo o tipo de mariscos, daí que, um pouco por toda a ilha, sobretudo junto à costa, não faltem restaurantes especializados na confecção de peixe e marisco. Contudo, a receita que aqui apresento, é para ser feita em casa, sem pressas e para convidar amigos ou familiares à sua degustação. Acompanhe com um vinho branco leve, acídulo ou com vinho verde branco.

Ingredientes:
300 g de camarão
500 g de mexilhão
500 g de amêijoas
50 g de ervilhas
2 dl de vinho branco
4 dentes de alho
1 cebola grande
2 c. (sopa) de margarina
2 tomates maduros
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
300 g de arroz
1 ramo de salsa

Coza o camarão em meio litro de água fervente temperada com sal, durante cerca de cinco minutos. Depois de cozido, retire a panela do calor e filtre o caldo. Descasque o camarão e reserve ambos. leve ao lume o mexilhão e a amêijoa, juntamente com o vinho branco e dois dentes de alho picados. Tape e cozinhe até as conchas começarem a abrir. Retire do lume e elimine as cascas, deixando alguns inteiros para a decoração. Refogue a cebola e os restantes dentes de alho picados na margarina, adicione o tomate aos pedaços, limpo de peles e sementes. Tempere com a pimenta e a folha de louro e regue com o caldo dos bivalves. Assim que levantar fervura, incorpore o arroz. Deixe ferver novamente, regue com o caldo do camarão e adicione as ervilhas. Tempere com sal e pimenta e cozinhe, em lume brando, durante cerca de 10 minutos, com panela tapada. No final, encolva o camarão e o miolo da amêijoa e o mexilhão. Polvilhe com a salsa picada e sirva de seguida.

Sugestão: Pode comprar o camarão cozido e o miolo da amêijoa e do mexilhão. Para fazer o caldo, ferva as cabeças dos camarões por cinco minutos e coe.

Bom apetite!

As qualidades do arroz


O arroz contém fósforo, um mineral que facilita o trabalho intelectual, e potássio, que acalma os nervos e relaxa os músculos. É o alimento básico para mais de metade da população mundial. Pode ser a base do prato mais simples e humilde ou pode converter-se numa festa para os sentidos e para o estômago.
A verdade é que existe uma enorme variedade de pratos com arroz, tal como pode ver neste blogue, confeccionados como acompanhamento ou com peixe, mariscos, carne e legumes.
Na nossa dieta é protagonista indiscutível, pois enquanto coze, em média 15 a 18 minutos, prepara-se rapidamente um complemento para uma refeição completa.
A versatilidade do arroz une-se a outra vantagem, que é o seu preço reduzido. Desta forma, pode combiná-lo com outros ingredientes menos económicos sem arruinar o seu pressuposto. Tem ainda outra vantagem: quando se trata de fazer comida para um "batalhão", não restam dúvidas, visto ser um prato perfeito para a bolsa e para agradar e saciar a todos.
Há uma variedade de arroz pelo que a sua cozedura também pode ser variável. Os tempos normais de 15 a 18 minutos vão para o arroz de grão largo, grão curto-médio e basmati. Para o arroz integral e selvagem o tempo varia entre os 45 e os 50 minutos. Finalmente, o arroz instantãneo coze entre 4 a 7 minutos.

Frango com cerveja preta


A cerveja Coral produzida na Madeira desde 1872, tem características únicas e continua a ser a preferida dos madeirenses. A minha sugestão permite a utilização da cerveja (neste caso a Coral Tónica) para fins culinários, o que enriqueçe o pitéu que lhes apresento e espero que gostem.

Ingredientes:
1 frango
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 folha de louro
1 tomate
100 g de cogumelos
1 cerveja preta
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.

Parta o frango em pedaços, lave bem a carne e reserve. À parte, pique as cebolas e os alhos e refogue-os no azeite, juntamente com o louro. Assim que a cebola alourar, junte o tomate picado, sem pele nem sementes, os cogumelos cortados e o frango, tempere com sal e pimenta e envolva bem. Junte depois a cerveja e deixe cozinhar em lume brando. Quando o frango estiver cozido, junte a salsa picada e sirva com puré de batata ou arroz.

Bom apetite!