quarta-feira, 11 de março de 2009

Bolo Catarina


Até hoje confesso que nunca tinha visto alguém pintar um bolo. A Katucha proporcionou-me esse momento interessante, ao pintar uma estrelícia no bolo, feito horas antes. Mais um contributo para enriquecer alguns conhecimentos culinários, nomeadamente na componente da doçaria. São bolos de festa de aniversário ou outros eventos relevantes que merecem um doce à altura do acontecimento. A receita do bolo é simples e original da autora, com um toque madeirense muito importante.

Ingredientes:

250 g manteiga
250 g farinha
220 g açucar mascavado
100 g de miolo de amêndoa
6 ovos
2 c.(sopa) de mel de cana
2 c. (chá) de pó Royal
1 c. (café) de canela
Raspa de 1/2 laranja
1 cálice de Vinho Madeira
Pão ralado q.b

Recheio

200grs de Manteiga
350 grs de açucar refinado
2 colheres de sopa de Drambuie
1 cálice de Vinho Madeira

Para a confecção do bolo, misture o açucar com a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente. Junte as gemas e bata muito bem até obter uma mistura homogénea. Adicione o mel de cana, a raspa de laranja e a canela. Acrescente a farinha, entretanto misturada com o fermento e o miolo de amêndoa. Finalmente junte o Vinho Madeira e bata tudo muito bem. Bata as claras em castelo e envolva-as na massa.
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com pão ralado. Pre-aqueça a forno a 200ºC.
Coloque a forma no forno e passados 10 minutos, diminua a temperatura para 190ºC até ao fim da cozedura, de aproximadamente 45 minutos.

Recheio

Bata a manteiga, que deverá estar à temperatura ambiente, quando esta estiver macia, junte aos pouco o açucar refinado, e por fim o Drambuie e o Vinho Madeira. Se este creme ficar muito mole juntar mais um pouco de açucar até obter a consistência desejada.

Depois do bolo arrefecer, parta a meio e deite no centro 1/3 do creme de manteiga. Por fim cubra todo o bolo com o creme.

Bom apetite!