sábado, 9 de maio de 2009

Caldo da Romaria


As festas religiosas do Concelho de São Vicente desde sempre atraíram gentes de outras paragens. Das várias celebradas anualmente, destaque para a secular romaria do Senhor Bom Jesus, na Ponta Delgada, no 1º Domingo de Setembro e a romaria de Nossa Senhora do Rosário, na Freguesia de São Vicente, celebrada no 1º Domingo de Outubro. Associado à festividade religiosa está o prato que acompanha a evolução secular das tradicionais romarias, o Caldo da Romaria.
Esta iguaria, de fácil confecção, saciava o apetite dos romeiros à chegada a São Vicente, depois de percursos de várias horas e mesmo de dias a pé, de todas as partes da ilha da Madeira. O Caldo da Romaria é um dos principais pratos tradicionais da Região e a receita que apresento dá para quatro pessoas.

Ingredientes:

600 g de carne de vaca (com osso) ou chambão
2 cebolas
2 cenouras
1 pimenta da terra
250 g de semilhas
200 g de tomate maduro
1 c. (sopa)de banha
sal q.b.

Derreta a banha na panela do caldo, adicione o tomate e a cebola picados, a cenoura em cubos, a pimenta e a carne cortada em pedaços. Deixe refogar por alguns minutos e depois deite a água até meia panela e tempere com sal. Decorridos cerca de três quartos de hora, junte as semilhas cortadas em cubos e deixe cozer por mais meia hora.

Bom apetite!